Curso de Fiscalização de Veículos Automotores com GNV
Foto: Divulgação

Diante da intensa onda de calor que afeta a capital baiana, a equipe do Zoológico de Salvador se destaca ao programar medidas estratégicas focadas no bem-estar dos animais silvestres. Veterinários, biólogos, tratadores e auxiliares de nutrição animal esforçam-se para mitigar os efeitos do calor, ampliando as opções de frutas com alto teor de água, oferecendo sorvetes de carne e frutas, e realizando ajustes nos recintos, como o enriquecimento de tocas e a criação de áreas de sombreamento.

“As intervenções asseguram uma nutrição adequada, proporcionando uma alimentação que visa amenizar os efeitos do calor, ao mesmo tempo, em que contribui para a hidratação adicional”, explicou Anna Celly, bióloga do Zoo. Ela destaca ainda a importância do enriquecimento dos recintos com plantas, criando um ambiente confortável termicamente. Localizado em plena área urbana, a reserva faunística é reconhecida como centro de referência na preservação de animais silvestres ameaçados de extinção, pertencentes à fauna brasileira.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O Zoológico de Salvador adota uma dieta animal completa e equilibrada, desenvolvida por especialistas para atender às necessidades fisiológicas específicas de cada espécie sob seus cuidados. A elaboração de um enriquecimento alimentar e um enriquecimento estrutural levam em consideração as limitações de um ambiente restrito e a saúde das espécies. Assim, potencializa o bem-estar e a conservação dos mamíferos, das aves e dos répteis do zoo.

Em um momento em que as condições climáticas demandam atenção redobrada, o zoo reforça seu compromisso não apenas como local de visitação, mas como agente ativo na conservação, na preservação e nos cuidados específicos que cada espécie precisa”. A dedicação diária da equipe é crucial nesse processo. Os cuidadores e veterinários monitoram atentamente os sinais dos animais, intervindo prontamente quando necessário para garantir o conforto e a saúde de cada bicho”, explicou a bióloga.

Além das melhorias físicas, o zoológico realiza um trabalho contínuo de educação ambiental para os visitantes. ‘Por meio de atividades guiadas, buscamos constantemente conscientizar sobre a importância de respeitar o ambiente natural dos animais, destacando o trabalho da equipe do zoo para manter o conforto dos animais silvestres em seus recintos’, ressaltou Samanta Grimald, responsável pelo setor de educação ambiental do Zoológico.”

O Zoológico cuida atualmente de 1.400 animais, distribuídos em 134 espécies, compreendendo 56 de aves, 45 de mamíferos e 31 de répteis, sendo 88% delas de origem brasileira. Das 134 espécies, 40 estão ameaçadas de extinção em seus habitats naturais. O horário de funcionamento do Zoológico é das 09h às 17h, de terça a domingo, incluindo feriados, localizado na Rua Alto de Ondina, s/n, bairro de Ondina.

Fonte: Inema/GOVBA