Delegação da Bahia participa da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília
Foto: Júlia Prado/MS

Desde a última segunda-feira (11), a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio (5ª CNSM) reúne mais de 2 mil pessoas em Brasília, com o intuito de discutir a política para a saúde mental que será praticada no país. Com 76 membros, a delegação baiana é composta por integrantes da sociedade civil, gestores e trabalhadores da saúde, além de pacientes e membros de associações e movimentos sociais.

A Conferência, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com o Ministério da Saúde, tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental, buscando fortalecer programas e ações da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em todo o território nacional.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Com o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”, a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio segue esta quinta-feira (14).

Para a secretária Roberta Santana, além de propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental, o encontro vai fortalecer o diálogo o aprimoramento sobre os programas e ações de saúde mental. “Temos uma tarefa muito importante que é debater, com representantes de diferentes segmentos sociais, o futuro da política de saúde mental do país, apontando rumos para uma política pública mais abrangente para a saúde mental”, destacou Santana.

Compromisso com a assistência à saúde mental

A ampliação da assistência à saúde mental é um compromisso do Governo da Bahia. Nos próximos anos, serão construídos mais 24 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades de acolhimento. Essas unidades, que começarão a ser construídas em 2024, são especializadas no tratamento e reinserção social de e pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes, constituído por uma equipe multiprofissional.

As novas unidades serão construídas dentro do Programa de Fortalecimento do SUS no Estado da Bahia (Prosus II), que está sendo elaborado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid). Na primeira fase do programa, foram entregues, nos anos de 2019 e 2020, 10 Caps ao todo. Todas essas unidades reforçam a Raps da Bahia, que atualmente conta com 327 Caps.

Fonte: Ascom/Sesab