A resistência do povo itaparicano e as lutas contra as tropas militares portuguesas pela independência da Bahia são celebradas durante a festa de Itaparica, que recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues neste domingo (7). Os festejos em comemoração ao Marco Histórico da Batalha de Itaparica, que conferiu a independência do município de Portugal, há 201 anos, tiveram início no sábado (6) e acontecem até terça-feira (9), com investimento de R$ 300 mil, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur).

A programação do domingo (7) teve início com a alvorada e o hasteamento da bandeira no Forte São Lourenço. À tarde, os festejos contaram com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que seguiu em desfile cívico-cultural, junto ao Grupo Cultural Os Guaranis e populares, levando a imagem do Caboclo pelas ruas da cidade, até a Fonte da Bica, onde se deu o início da puxada do Carro do Caboclo.

Em seguida, Jerônimo participou do Te Deum, celebração cívico-religiosa, na Igreja da Matriz, e autorizou a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por intermédio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), a tornar público o início do processo de patrimonialização do Bem Cultural Imaterial dos Festejos Cívicos do 7 de Janeiro, em Itaparica.