Estudantes da rede estadual conquistam 980 pontos na redação do Enem e almejam ingressar no Ensino Superior
Estudantes da rede estadual - Fotos: Divulgação

Diversos estudantes da rede estadual de ensino da Bahia conquistaram 980 pontos na Prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 2023. O exame é uma porta de entrada para os participantes que desejam ingressar no Ensino Superior por meio dos programas do Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Eles comemoram o bom desempenho obtido na Prova de Redação que, nesta edição, abordou o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A estudante Ameire Rocha, 18, que concluiu o 3º ano no Colégio Estadual Leonídia Silva Moreira Pardinho, em Mortugaba, afirmou que o aprendizado na escola foi fundamental para a sua preparação: “o primeiro contato que tive com redação foi no 2º ano do Ensino Médio, na matéria de Práticas Integradoras 2 e, desse período até o Enem, fui me dedicando ainda mais com o apoio da professora Samara. No início, eu não tinha muito conhecimento de redação e tinha dificuldade para fazer. Hoje, olhando todas as redações que eu fiz, foi nítida a minha evolução com o apoio das aulas da escola. Alcançar essa nota é algo muito gratificante e pretendo cursar Direito”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Em Barra da Estiva, as estudantes Iasmin Reis e Yasmim Souza, ambas de 18 anos, concluíram o Ensino Médio em 2023, no Colégio Estadual Nercy Antônio Duarte, e fizeram 980 pontos: “alcançar esta nota foi consequência de muito esforço, mas foi uma grande surpresa, pois não esperava que fosse tão alta. Pretendo usá-la para ingressar em Direito, porque sempre foi meu sonho desde a minha infância e, agora, tenho a oportunidade de realizar. Tive alguns aulões na escola e os professores auxiliaram bastante nesse caminho”, comentou Iasmin Reis.

Yasmim Souza também comemorou: “esta nota representa muito para mim. Além de me abrir portas, me mostra que todo meu esforço valeu super a pena. Sempre tive uma facilidade em desenvolver redações e os professores nos incentivaram a estudar mais e não desistir. Quero usar a nota para cursar Administração”.

O estudante Gabriel Moraes, 17, que terminou o 3º ano em 2023, no Colégio Estadual do Campo Dacilda Rios de Oliveira, em Riachão do Jacuípe, disse que começou a se dedicar aos estudos de redação em 2021 e o apoio do colégio foi importante para a conquista dos 980 pontos na redação: “foi difícil, mas com muita persistência, eu consegui pegar o gosto pela matéria e me dedicar mais ainda. O colégio onde estudei sempre me incentivou a continuar nesse caminho. Conseguir uma boa nota em um exame, com certeza, recompensa todo o esforço. Agora, pretendo cursar Fisioterapia”.

Com a mesma nota, a estudante Talita Nascimento, que se formou em 2023 no Colégio Estadual de Tempo Integral Normal de Pintadas, em Pintadas, está contente com a sua nota e pretende cursar Direito, através do Enem. “É muito gratificante e surpreendente ter tirado esta nota, pois nunca tive muita afinidade com redação. Porém, isso foi mudando aos poucos durante o Ensino Médio com a ajuda dos meus professores do colégio”, revelou.  

Outros estudantes também estão comemorando os quase mil pontos obtidos com a mesma nota na redação, a exemplo de Gustavo Baltar, que finalizou o Ensino Médio em 2023, no Colégio Estadual Arnaldo Oliveira, na cidade de Caém, e Kaliny Valença, que concluiu o 3º ano, também em 2023, no Colégio Estadual Dr. José Carvalho Baptista, localizado no município de Rio Real.

Fonte: Ascom/SEC-BA