Meninas negras lideram transformação do cenário da robótica na Bahia

Dentro das iniciativas do Bahia Mais Verde Verão, edição especial do Programa Bahia Mais Verde, estão sendo implementadas ações voltadas para o Carnaval 2024 de Salvador. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estão liderando a elaboração de um Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) para subsidiar a elaboração de um Plano de Ação para redução das emissões de GEE que acontecem durante o maior evento de rua do mundo, o Carnaval de Salvador.

Durante o Carnaval, a emissão de GEE é significativamente acentuada na cidade de Salvador devido à montagem das estruturas para o evento, aumento do fluxo de aviões e deslocamento dos turistas nos dias da festa. Além disso, durante o evento, há a geração de toneladas de resíduos sólidos e efluentes líquidos, além do elevado consumo de energia elétrica nos camarotes, hotéis e demais estruturas da cidade.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Em 2023, o Governo do Estado lançou a marca ‘Carnaval Carbono Zero’, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a problemática da grande emissão de GEE durante eventos dessa natureza. Em 2024, a partir do Inventário, será dado início à elaboração de um plano para mitigação das emissões de GEE durante o evento.

Ações

Para compensar essas emissões, serão realizadas diversas ações, incluindo o apoio aos catadores de materiais recicláveis, o que contribuirá para a redução de GEE através da reciclagem de resíduos sólidos. Além disso, está previsto o plantio de espécies vegetais em todo o estado. Também serão realizados projetos de recuperação de áreas degradadas, uma vez que os efeitos das mudanças climáticas afetam a todos, independentemente de fronteiras geográficas.

O superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, destaca que o Carnaval de Salvador é muito mais do que apenas uma festa recreativa. Com a presença de foliões de diferentes lugares e uma ampla participação da população local, o evento se torna uma plataforma para abordar questões sensíveis e atuais.

“Considerando o impacto das atividades geradoras de carbono, a descarbonização das atividades relacionadas ao Carnaval de Salvador não apenas contribui para mitigar as mudanças climáticas, mas também se torna uma oportunidade de conscientização para os milhares de foliões e todos os envolvidos na cadeia festiva. Ao adotar medidas para reduzir as emissões de GEE durante o Carnaval, estamos promovendo uma mudança de paradigma, mostrando que é possível se divertir e celebrar sem prejudicar o meio ambiente”, informa o superintendente.

Foto: Divulgação/GOVBA

Para alcançar o objetivo de um ‘Carnaval Carbono Zero’, é necessário conhecer o volume de emissões e equilibrar essa conta por meio de ações compensatórias. Isso implica em identificar quantas toneladas de carbono são emitidas e determinar a quantidade de árvores que precisam ser plantadas, por exemplo, para capturar esse carbono, além de investir em trabalhos de reciclagem para compensar a emissão.

Essas medidas visam promover a sustentabilidade ambiental no Carnaval de Salvador, buscando mitigar os impactos negativos gerados pelo evento e contribuir para um futuro mais verde e consciente. O Bahia Mais Verde Verão reforça o compromisso do Governo do Estado em conciliar diversão e preservação ambiental, mostrando ser possível celebrar de forma responsável e sustentável.

Fonte: Ascom/Sema