Foto: Divulgação/Funceb

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secult-BA, lançará neste sábado (16) o Catálogo Coletivo da 9ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. O lançamento acontecerá às 15h30, no Museu de Arte da Bahia (MAB), junto a um bate-papo de encerramento da exposição, que reunirá dois dos premiados da edição, Amanda Tropicana e Matheus L8; o presidente da Comissão de Seleção, Rafael Martins; e terá mediação do curador da exposição, Marcelo Campos.

Três ensaios fotográficos foram premiados e mais 12 foram selecionados para compor o Catálogo e a Exposição Coletiva que fica aberta até domingo (17), com visitação gratuita entre 10h e 18h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A exposição é composta por três ensaios fotográficos premiados no valor de R$ 30 mil, nas categorias: Ancestralidade e Representação, Questões Históricas e Livre Temática e Técnica, além de 12 ensaios selecionados para compor a exposição coletiva e o catálogo da edição.

Na categoria Ancestralidade e Representação foram apreciados ensaios que abordam a etnofotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares, sociais, dentre outros, no Brasil. A fotógrafa Amanda Tropicana foi a premiada com o ensaio “Memórias do Patiti Obá”.

Em Questões Históricas foram apreciados ensaios fotográficos que dialogam com o momento histórico contemporâneo. O premiado na categoria foi o ensaio “As Caretas do Mingau”, de Matheus L8.

Já em Livre Temática e Técnica foram apreciados os ensaios fotográficos documentais que registram de forma livre, no que se refere à sua temática e técnica. Na categoria, os fotógrafos Affonso Uchôa e Desali foram premiados com o ensaio “Sangue de Bairro”.

Ensaios selecionados

Além das propostas premiadas, a Comissão de Seleção selecionou outros 12 ensaios fotográficos, quatro em cada categoria, que junto aos premiados, compõem a Exposição e o Catálogo Coletivo do prêmio.

Na categoria Ancestralidade e Representação, estão os artistas Guilherme Cunha e os Retratistas do Morro, com “Retratistas Do Morro: O Direito Igual De Existir”, Chris Tigra, com o ensaio “Irradiará”, Luiza Kons, com “Em Nome da Mãe e do Pai” e Márcio Vasconcelos, com o ensaio “Vodunsus Da Mina”.

Em Questões Históricas, estão expostos o trabalho de Heloisa Ramalho, com “Lapso Colapso”, Leonardo Carrato, com “Reformatório Krenak – Fragmentos De Uma Memória Subterrânea”, Marlon de Paula, com “Mil Sóis Sobre A Pele” e Maria Vaz – “Ilustríssimos”. Já na categoria e Livre Temática e Técnica, estarão os ensaios de Marilene Ribeiro – “Cama de Baleia”, Ana Sabiá – “O Sonhário Da Srª. M.N”, Shinji Nagabe – “Dioramas” e Renata Voss – “Sumir Do Mapa”.

Sobre o Prêmio

Lançado em 2002, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil e concede um dos maiores prêmios financeiros para artistas desta linguagem no país. O certame objetiva incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira, conferindo premiações a conjuntos de obras de temática e técnica livres. Um dos mais importantes concursos para trabalhos fotográficos do Brasil, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, ao longo destes anos e a partir do diálogo com o setor artístico de fotografia, vem aprimorando seus objetivos e critérios.

Fonte: Ascom/Funceb