Foto: Divulgação/HGRS

Interno do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o estudante de medicina Silvio Porto Júnior publicou dois artigos em revistas internacionais no último mês. Com estas pesquisas – que contam com a orientação do chefe do serviço e da residência de neurocirurgia da unidade, Leonardo Avellar – o estágio de neurocirurgia do HGRS soma mais de vinte trabalhos aprovados em meios científicos.

Com o título original ‘Simultaneous Single-Trajectory Endoscopic Biopsy and Third Ventriculostomy in Pineal Region Tumors: A Systematic Review and Single Arm Meta-Analysis’, um dos artigos traz uma revisão sistemática da endoscopia para tratamento dos tumores de pineal. “Tratam-se de tumores raros, que costumam estar associados à hidrocefalia, uma condição na qual há uma dilatação do sistema ventricular e aumento da pressão intracraniana”, explica Silvio, que acrescenta: “uma das opções de tratamento, que vem ganhando ênfase nos últimos tempos, é a endoscopia para terceiro ventriculostomia com biopsia dessas lesões de forma simultânea. Elaboramos, então, uma revisão sistemática da literatura, com metanálise, permitindo a quantificação de desfechos associados a esse procedimento”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O trabalho foi publicado na World Neurosurgery, veículo com destaque internacional na neurocirurgia. Está indexado no PubMed (motor de busca oferecido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos) e pode ser acessado por meio deste link.

Foto: Divulgação/HGRS

Já o segundo artigo publicado em fevereiro deste ano é o estudo sobre um tratamento definitivo da hidrocefalia, a derivação ventrículo-vesicular. “As hidrocefalias costumam ser tratadas conectando o líquido cefalorraquidiano nos ventrículos a alguma cavidade corporal. Normalmente, o peritôneo ou átrio do coração. Nesse caso, optamos por drenar o liquido dos ventrículos para a vesícula, técnica que ainda é pouco conhecida. Para sustentar a defesa do tratamento cirúrgico para a hidrocefalia, realizamos um estudo com embasamento da literatura atual através de uma revisão sistemática, associada a uma descrição de caso, embasada por imagens intraoperatórias com suas devidas explicações, além de exames de imagem e evolução clinica de um paciente tratado no Hospital Geral Roberto Santos”, detalha o interno.

O estudo foi publicado, com o título original ‘Ventriculo – Gallbladder shunt’, na Journal of Clinical Neuroscience, revista internacional que aborda tanto a área da neurologia quanto da neurocirurgia. Também está indexado no PubMed e pode ser acessado por meio deste link.

Para Avellar, as publicações são resultados do empenho do grupo de estágio do HGRS, que mostra dedicação para além do conteúdo programático. “O Hospital Geral Roberto Santos é o maior hospital público da Bahia, referência em neurocirurgia. Com esse cenário, é muito importante que a pesquisa científica seja uma extensão da assistência ao paciente. O campo é rico para a pesquisa, mas, com toda certeza, o esforço individual e do grupo fazem toda a diferença para que sejamos também referência em trabalhos científicos reconhecidos mundialmente”, comemora o coordenador.

“O estágio de neurocirurgia no HGRS é uma chance incrível pra crescimento acadêmico e pessoal. É uma especialidade que não vemos na graduação. A equipe de residentes e preceptores proporciona um ambiente de muitas oportunidades, que, com certeza, vai impactar diretamente no profissional que nos tornaremos”, completa Silvio.

O estágio é desenvolvido por acadêmicos de medicina na emergência, enfermaria e centro cirúrgico da unidade. Para conferir as atualizações do grupo, acesse @estagioneurocirurgiahgrs no Instagram.

Fonte: Ascom/HGRS