Recreação Infantil com Gio - Foto: Divulgação

Os museus administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac-BA), preparam-se para uma celebração especial do Dia Internacional da Mulher. Com uma programação dedicada à arte, cultura e fomento à autonomia financeira feminina, os eventos prometem uma experiência enriquecedora para todos os visitantes.

Para a diretora-geral do Ipac, Luciana Mandelli, o momento é para celebrar, mas, principalmente, dar destaque para a pauta: “é crucial que, no Dia Internacional da Mulher, reconheçamos e fortaleçamos a autonomia econômica das mulheres. Dar visibilidade a essa pauta colabora para que esses negócios se formalizem, se desenvolvam e que se empoderem social e economicamente as mulheres”, afirma.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Feira Liz Paim – Foto: Divulgação

Além de valorizar as mulheres inovadoras, os museus vão celebrar, é claro, a arte e cultura produzida por artistas baianas. Estão em cartaz as exposições “Casa de Mulheres”, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), e “Ela é Capoeira”, no Centro Cultural Solar Ferrão, mostras que valorizam as fazedoras de cultura em suas diversas linguagens artísticas. Haverá, ainda, apresentações musicais no MAM e no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia).

Foto: Divulgação

Confira abaixo a programação de cada museu.

Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA)

A partir desta sexta-feira (8), o MAC_BAHIA recebe o BaZá RoZê, feira de arte, cultura e empreendedorismo feminino e feminista. Na abertura, a partir das 16h30, haverá dança do ventre, com a dançarina Janah Ferreira, seguida, pela apresentação acústica da cantora Vanessa Melo, às 17h30. A feira se estende pelo final de semana e, no sábado (9), acontece a oficina “Cartões-Postais para Clarice, Escritos e Encantamentos”, às 15h30, e, às 17h, apresentação da DJ Larriel.

No domingo (10), a programação no museu começa cedinho, com o projeto Amanhecer no MAC, que traz meditação budista com a monja Janglam Kelsang. À tarde, acontece a roda de conversa “Literatura que Atravessa Gerações”, mediada por Fernanda Carvalho, e o fim de semana se encerra com a apresentação da cantora Danzi.

Além da programação para a mulherada, o museu preparou, também, uma programação infantil, no sábado (9) e no domingo (10), sempre às 16h, incluindo recreação e atividades relacionadas ao universo mágico circense, com Gio.

Museu de Arte Moderna (MAM)

A partir de quinta-feira (7), acontece a Expo Mulheres Empreendedoras, uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) que reunirá mais de 40 expositoras até a sexta-feira (8). Também na sexta, a partir das 11h, o Pátio Pôr do Sol sedia o evento “Elas à Frente no Samba”, que, este ano, homenageia a sambista baiana Tia Ciata. Na programação, Samba de Oyá, Mariene de Castro, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e As Ganhadeiras de Itapuã, com a discotecagem da DJ Libre_Ana nos intervalos. A entrada será mediante doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao projeto Bahia sem Fome.

Museu de Arte da Bahia (MAB)

Na sexta-feira, às 19h, o Museu recebe a apresentação do “Coletivo das Liliths”. A proposta integra a mostra “Vila Lacre” do Teatro Vila Velha, que destaca a riqueza e a diversidade da comunidade LGBTQIAPN+.

Além disso, no sábado e domingo (9 e 10), às 9h, o MAB recebe a “Feira Liz Paim Arte e Empreendedorismo Feminino”. Uma vitrine para mulheres empreendedoras, oferecendo uma variedade de produtos e obras de arte.

Centro Cultural Solar Ferrão

Inaugurada nesta quarta-feira (6), a exposição “Ela é Mulher Capoeira: Movimento Mulher na Capoeira” destaca o papel das mulheres na arte da capoeira, celebrando sua força, graça e dedicação ao longo do tempo. É uma grande oportunidade de mergulhar na rica história e cultura da capoeira por uma perspectiva feminina. A mostra é organizada pelo Coletivo Mulher na Capoeira com Axé, em colaboração com o Movimento Karapaça, o Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira e o Movimento Cultural Viva Irará, com apoio financeiro da Secult-BA por meio do Ipac-BA.

Na sexta-feira, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), acontece a Berimbalada das Mulheres, cortejo com capoeiristas e seus berimbaus, vozes e melodias que sairão do Centro Cultural Solar Ferrão, às 15h, com destino à Praça Castro Alves.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)

O Ipac é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua, de forma integrada, e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.

Fonte: Ascom/Ipac