Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Apresentações musicais, sarau, bate-papo com poetas, escritores, professores e muito mais, é o que promete a celebração do Dia Nacional da Biblioteca, evento realizado pela Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA). A programação acontece na Biblioteca Juracy Magalhães de Salvador, no bairro do Rio Vermelho, na próxima terça-feira (9), das 9h às 15h30.

Durante a celebração, acontecerá a entrega de uma placa comemorativa pelo secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro e pelo diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A abertura do evento conta ainda com um bate-papo com a bibliotecária e professora adjunta do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, Ana Claudia Medeiros e o escritor, Lucas Matos. A intervenção musical será por conta dos rappers Nerd MC, MC Nasth e Ogum MC.

O bate-papo sobre a “Importância da biblioteca enquanto equipamento memorialístico” será conduzido pelo mestre em educação, professor Bira, e pela bibliotecária Bruna Lessa. O sarau poético conta com as participações da poetiza Celeste Farias e do poeta Carlos Vidal.

Dia Nacional da Biblioteca

O dia nacional da biblioteca é uma celebração anual que ocorre em 9 de abril em todo o Brasil. Este dia é dedicado a homenagear e destacar a importância das bibliotecas na promoção da leitura, da educação e do conhecimento em nossa sociedade.

A Diretoria de Bibliotecas Públicas (Dibip/FPC) é responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP-BA). Integram esse sistema, oito Bibliotecas Públicas Estaduais.

Além disso, a FPC atua na gestão desses espaços informacionais e também realiza assistências e visitas técnicas, com o objetivo de implementar e modernizar as bibliotecas públicas municipais e espaços de leitura.

Quanto às bibliotecas comunitárias, o SEBP visa fomentar e promover o acesso democrático e gratuito à informação, estimulando a prática da leitura e da escrita como instrumento para o exercício da cidadania.

Fonte: Ascom/FCP