Fonte: Ascom/Inema

A Caravana Bahia Sem Fogo, em parceria com as Brigadas da Chapada Diamantina, realizou na última sexta-feira (12) um encontro na sede do Consórcio Chapada Forte (Andaraí) para discutir medidas nas áreas de capacitação, distribuição de equipamentos de proteção individual e coletiva, além da definição de uma agenda de reuniões para fortalecer as parcerias entre os órgãos estaduais e os brigadistas voluntários.

A coordenadora da Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na Chapada Diamantina, Simone Sodré, explicou que durante a reunião foram debatidos os principais aspectos e desafios enfrentados pelas brigadas. “Para além da fiscalização e do licenciamento ambiental, o Inema tem dialogado com a sociedade e fortalecido iniciativas com o objetivo de reduzir significativamente o risco de incêndios. Este foi um momento de diálogo onde foram apresentados os pontos fortes e mais sensíveis na relação entre os poderes públicos e as brigadas”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

De acordo com o coordenador de Programas e Projetos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Pablo Rebelo, esta nova fase do Bahia Sem Fogo antecede o período de seca, que é o mais crítico, justamente por entender que este é um compromisso que envolve os poderes públicos e a população local. “As brigadas tem um importante trabalho junto às comunidades locais, realizando atividades de educação ambiental e ações de prevenção, por isso os órgãos que compõem o Programa Bahia Sem Fogo estão comprometidos em fortalecer essa parceria e empreender ações concretas para prevenção aos incêndios”.

Brigadista há mais de 30 anos, Homero Vieira, mais conhecido na Chapada como ‘velho urso’, ressaltou o protagonismo dos brigadistas. “O apoio do Estado é fundamental, mas cada brigada deve se articular, junto aos municípios, para que consigamos estruturas adequadas e profissionalizar nossa atividade. Trabalhamos muito com atividades de sensibilização da população para o cuidado com a vegetação, os animais silvestres e na prevenção de focos de incêndio, realizando mutirões, palestras nas escolas, entre outros”, destacou.

A Caravana Bahia Sem Fogo se destaca com várias frentes de atuação, uma verdadeira força-tarefa envolvendo órgãos públicos das áreas de meio ambiente, educação, saúde, segurança pública (bombeiros militares), defesa civil e, principalmente, o engajamento da população, prefeituras e brigadistas voluntários.

Além de Andaraí e Livramento de Nossa Senhora, também serão visitados os municípios de Ibicoara, Palmeiras, Iraquara, Abaíra, Piatã, Rio de Contas, Lençóis, Mucugê e Barra da Estiva. No mês de maio, a Caravana seguirá para a região Oeste do estado.