Foto: Ascom/SEC

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado nesta terça-feira (16), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está implementando uma série de ações, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), junto às unidades escolares, nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A data será marcada pela realização do evento “Minha voz, nossa voz: a força da conexão”, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em formato híbrido (presencial e virtual) com transmissão ao vivo, pelo Canal Youtube do IAT.

Ao longo da manhã, a partir das 8h30, além da exposição do projeto “Conforto acústico”, da equipe de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no foyer do IAT, haverá apresentações musicais, palestras e rodas de conversas sobre a temática, com a participação da secretária da Educação da Bahia, Rowenna dos Santos Brito. O evento terá ainda a presença do jornalista Jefferson Beltrão; da diretora do Departamento de Fonoaudiologia da UFBA, Maria Lúcia Mason; além da fonoaudióloga e professora da UNEB, Émile Rocha; do professor da UNIJORGE, Rafael Cabral; do maestro Caio Dilá; e da jornalista e cantora Carla Visi, que estará on-line, direto de Lisboa, Portugal.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A temática está sendo trabalhada com diversas atividades direcionadas aos alunos, servidores e professores que utilizam a voz como ferramenta de trabalho, visando alertar sobre a importância da preservação da voz, com dicas e orientações.

Oficinas

Várias oficinas também estão sendo realizadas, desde o dia 1º de abril, nas unidades escolares da capital e do interior, focadas em temas voltados à promoção da saúde e ao cuidado com a voz. Na programação, também estão previstas ações sobre autocuidado, ergonomia e alimentação.

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor  é um aliado na promoção da saúde socioemocional dos educadores, servidores e estudantes da rede estadual de ensino, tanto que já integra o calendário escolar desenvolvido pela SEC, definido a cada mês do ano, incluindo as datas específicas que fazem parte do calendário das agendas nacionais.

Fonte: Ascom/SEC