SJDH inicia atendimento do Procon, Passe Livre e CIPTEA no SAC Uruguai
Foto: Ascom/SJDH

Dentre o total de registros feitos por usuários da Rede SAC na Ouvidoria do órgão, 81% das manifestações foram elogios, no primeiro quadrimestre deste ano. Em números absolutos, a Ouvidoria do SAC recebeu 9.657 manifestações espontâneas entre janeiro e abril de 2024, sendo que 7.836 foram elogios ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Reclamações corresponderam a 15,2%, enquanto denúncias representaram apenas meio ponto percentual (0,5%).

Nos primeiros quatro meses desse ano, a Rede SAC realizou 2,2 milhões de atendimentos em suas 87 unidades, distribuídas pelo estado (Postos SAC, Pontos SAC e SAC Móvel). A Ouvidoria do SAC é unidade responsável por fazer a intermediação entre os cidadãos e a Rede. A unidade funciona como um canal de comunicação, onde os usuários do SAC podem registrar manifestações como sugestões, reclamações, solicitar informações, fazer elogios, dentre outras opções.

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Canais 

Os cidadãos podem registrar manifestações na Ouvidoria do SAC por intermédio de diferentes canais de atendimento. As opções para fazer um registro são o site da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoria.ba.gov.br), o número do telefone e WhatsApp  (0800-284-0011), o site e o App do BA.GOV.BA (www.ba.gov.br) ou ainda os formulários em papel, disponíveis nas unidades Rede.

A Ouvidoria do SAC atua na resolução de problemas, trabalhando em conjunto com setores e parceiros da Rede, além de interagir com o cidadão para dirimir possíveis insatisfações. Funciona assim: a Ouvidoria recepciona manifestações dos cidadãos e encaminha os setores responsáveis para verificação. Depois da apuração dos fatos, a Ouvidoria analisa qual o melhor direcionamento para a demanda, responder diretamente ao cidadão ou redirecionar para o setor competente para resolução.

Prazo 

Do total de manifestações feitas por cidadãos à Ouvidoria, 98% dos registros é respondido em até cinco dias. “Esse desempenho reflete nosso compromisso contínuo da em oferecer um serviço de qualidade e em tempo hábil para os cidadãos”, comentou Cristiane Câmera, ouvidora do SAC. Os registros feitos pelos cidadãos permitem também que a Superintendência do SAC trace um panorama da Rede, identificando aspectos positivos e também pontos de aprimoramento.

Em 2023, os números são semelhantes aos dados do primeiro quadrimestre deste ano. Do total de manifestações de cidadãos junto à Ouvidoria do SAC (36 mil registros), 82% foram elogios (30.352 registros). As reclamações respondem por 14% do total (5.245), enquanto denúncias representam apenas 1%. Sugestões, solicitações e informações possuem 1% cada. O percentual de prazo máximo para resposta também é parecido. No ano passado, 96% das manifestações dos cidadãos foram respondidas em até cinco dias.

Fonte: Ascom/Saeb