Foto: Ascom/SJDH

A terça-feira (15) foi um dia de festa para a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes (Apae) de Maragogipe. Além da comemoração pelos 13 anos de atividades no município, a entidade assinou um Termo de Colaboração com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) para fortalecer ações voltadas às pessoas com deficiência da região. A solenidade contou com a presença do titular da SJDH, Felipe Freitas, a presidente Moana Meira (Federação das  Apaes da Bahia), o presidente Edivan Andrade (Apae Maragogipe), e do prefeito, Valnício  Armede.

A cooperação vai destinar R$ 80 mil à instituição para o fortalecimento de ações de apoio, promoção da diversidade e inclusão das pessoas com deficiência no município. Os recursos vão ser usados no reforço ao atendimento multidisciplinar prestado para mais 350 assistidos. A parceria entre as instituições tem vigência de um (1) ano e prevê a aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, a serem usados nas atividades da organização e a contratação de serviços para adequação de espaço físico.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/SJDH

O secretário da SJDH, Felipe Freitas, parabenizou os funcionários da Apae de Maragogipe, elogiando sua atuação profissional. “É preciso destacar a entrega desses profissionais, a militância, a solidariedade, o carinho. Nossa obrigação de servidor público é fazer pela comunidade e estar ao lado de instituições que servem à ela, transformando compromisso social em solidariedade”, afirmou ele.

A Apae é uma das 12 instituições contempladas no edital N° 001/2024 da SJDH, cujo objetivo foi selecionar Organizações da Sociedade Civil com linhas de ações de custeio e promoção dos direitos das pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade econômica no estado. “Estamos muito felizes com essa cooperação. Somos uma rede com mais de 2 mil Apaes no Brasil, sendo 80 só na Bahia. Então, esses investimentos fortalecem nossas unidades e todos os serviços de atenção à saúde e qualidade de vidas direcionados aos nossos assistidos”, declarou Moana Meira, presidente da Federação das  Apaes da Bahia.

Apae Maragogipe

Fundada em 15 de maio de 2011, a Apae de Maragogipe é uma organização social sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A instituição realiza diversas atividades voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, com o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida desse público. A instituição oferta serviços de saúde como fisioterapia de habilitação, reabilitação e estimulação precoce, avaliação com fonoaudiólogo e psicológica, voltadas para a saúde mental, visando estimular a autonomia e a independência dos assistidos.

“Em Salvador, fomos muito bem acolhidos pela SJDH e hoje, com essa assinatura, consolidamos uma cooperação importantíssima para o nosso trabalho. Agradecemos a porta que se abre, viabilizada, à época, pelo Luiz Alberto, conterrâneo solidário à causa e ao povo maragogipano. Esta é uma oportunidade fundamental para qualificar, ainda mais, o trabalho da nossa instituição”, afirmou Edivan Andrade, presidente da Apae Maragogipe.

Fonte: Ascom/SJDH