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Foto: Ascom/Saeb

A Auditoria Geral do Estado da Bahia (AGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) acaba de lançar o “Guia de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas – Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos – NLLC)”. O novo guia tem caráter orientativo e constitui um importante instrumento de referência para os servidores públicos que atuam nas áreas de controle interno e de contratos e licitações.

A publicação do guia ocorre em cumprimento dos dispositivos da nova Lei Federal de Licitações e Contratos. De acordo com o auditor geral do Estado, Luís Augusto Rocha, o Guia de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, para além da exigência legal, atende à necessidade de se definir, de forma detalhada, parâmetros estruturantes nos controles internos voltados para os processos de contratações públicas.

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“A ferramenta se tornará fundamental para imprimir ainda mais segurança na execução dos processos licitatórios e na gestão dos contratos do Estado”, diz Luís Augusto Rocha.

A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – NLLC (Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021) estabeleceu que as contratações públicas precisam submeter-se a práticas contínuas e permanentes de gestão de riscos e de controle preventivo. “Isto deve ser feito inclusive mediante adoção de recursos de tecnologia da informação”, complementou Rocha.

Lançamento

O guia foi lançado na quarta-feira (15), no auditório da Secretaria da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia. Aberto pelo auditor geral do Estado, o evento contou com a participação de cerca de 390 servidores, de forma presencial ou por meio da transmissão on-line.

Estiveram presentes ao lançamento servidores responsáveis pelas áreas de licitações e contratos dos órgãos e entidades de toda a administração pública estadual, além de representantes de unidades setoriais de controle interno. Estas unidades têm o papel de apoiar e acompanhar as ações necessárias a serem executadas pelos gestores de contratos, em cumprimento à legislação.

Normas Gerais

O novo guia foi apresentado pelo gerente de Controle Preventivo e Transparência da AGE, Vitor Pinheiro, que abriu sua explanação explicando que a Nova Lei de Licitações e Contratos estabelece normas gerais para os órgãos da Administração Pública direta, autarquias e fundações da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

A lei exige, na prática, a estruturação de controles internos no processo de contratação. “O Guia é uma ferramenta prática que facilita a avaliação dos riscos e a estruturação dos controles pelos órgãos nos seus processos contínuos de licitação e contratação”, disse Vítor Pinheiro.

Aprovação

O novo guia foi bem recebido pelos servidores estaduais. Presente ao evento, a servidora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Silvia Coutinho, apoiou a iniciativa da AGE, salientando aspectos como preservação da segurança na execução de contratos. “O guia vai nos possibilitar maior segurança durante o desempenho das nossas atividades, isto porque vamos poder discutir a gestão de riscos antes do processo efetivamente caminhar, visando desta forma a uma melhor contratação, dentro da legalidade que se espera da administração pública”, comentou.

O entusiasmo foi compartilhado pelo coordenador de Licitações da Secretaria de Desenvolvimento (SDE), Jorge Luís Batista de Oliveira, que destacou a importância da iniciativa para a execução das licitações e a gestão dos contratos públicos. “A AGE deu um salto muito importante na medida em que mapeou os riscos das atividades de licitação e contratação, trazendo maior segurança às nossas atividades”, disse.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA