Baianos buscam títulos no torneio internacional juvenil de beach tennis em Salvador neste final de semana
Fotos: Madson Souza-Ascom/Sudesb

Os olhos de todos os amantes por beach tennis na Bahia estão voltados para Salvador neste fim de semana com o futuro da modalidade. Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a segunda edição do torneio internacional juvenil Bahia Juniors Cup de Beach Tennis aconteceu na Arena D7, no estacionamento do Shopping da Bahia, na capital baiana, na capital baiana, até domingo, 12.

Válido como o ITF BT J100 New Generation, que conta com cerca de 200 atletas de todo o país, o torneio terá as disputas pelos títulos nas categorias sub-18, sub-16, sub-14 e sub-12. Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Espírito Santo e Piauí. Todos estes estados estarão representados.

Link Personalizado

Com os atletas buscando pontos no ranking mundial juvenil da International Tennis Federation (ITF) – na categoria sub-18 – e para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis no nível GA, principal pontuação – nas categorias sub-16, sub-14 e sub-12, algumas gratificações também serão distribuídas, como um convite para o BT 100 de Juiz de Fora, categoria profissional, para os campeões da categoria sub-16.

Fotos: Madson Souza- Ascom/Sudesb

O presidente da Federação Bahiana de Tênis (FBT), Eduardo Catharino, comenta sobre a importância do apoio da Sudesb pelo segundo ano consecutivo na realização da competição. Ele acrescenta que sem a Sudesb não seria possível a realização do evento.

“A FBT junto com a Sudesb sempre busca trazer grandes eventos para a Bahia. Com o Bahia Juniors Cup, um torneio já consolidado no cenário internacional do tênis, agora, trazemos para o beach tennis. A importância está em proporcionar às nossas crianças e aos nossos mini atletas a oportunidade de jogar com novos competidores de todo o Brasil e de alguns outros países. Assim, eles podem ter a referência de quem são os melhores. A FBT só tem a agradecer essa parceria constante no tênis e no beach tennis”, pontua Eduardo.

Como novidade para a segunda edição, Eduardo salienta que, com essa parceria e o passado de organização de grandes eventos, vão acrescentando pontos como a disputa de terceiro e quarto lugar, mas mantendo a mesma estrutura técnica, comunicação, logística e de atendimento ao atleta.

A programação da chave principal iniciou nesta sexta-feira, 10, para as disputas de simples, enquanto o sábado, 11, está reservado para as duplas. No domingo, 12, é a vez dos melhores classificados disputarem as finais.

Baianos

O presidente da FBT conta que vários atletas da casa têm grandes chances de garantir o troféu. Entre os destaques baianos da competição, está Pedro Barros, que foi, recentemente, campeão do torneio profissional BT 10 em Petrolina, Pernambuco, maior título da sua carreira e como um dos poucos a garantir um na sua idade. Ele vai em busca do troféu nas duplas masculinas, duplas mistas e simples masculina na categoria sub-18.

“Foi uma emoção muito grande ganhar um BT 10. Mas, agora vem um nervosismo de ter como uma obrigação de ir bem nos próximos campeonatos. Que venham mais títulos! Para esse evento de agora, a expectativa está muito alta. Espero que seja um campeonato grandioso como do ano passo e que eu seja campeão. O formato que me deixa mais à vontade é o individual porque tenho que me concentrar apenas em mim. Eu também fico mais confortável de jogar em casa e perto da minha família”, comenta Pedro.

Além de Pedro, os baianos Eduardo Barros e Julia Fernandes trazem boas expectativas na categoria duplas mistas sub-18. Já na categoria sub-14, Rafael Gordilho e Bernardo Gil, ambos da D7; os primos João Vaz e Lucas Vaz, do Clube Bahiano de Tênis; e Gabriel Mazza, da RRBT, e Rodrigo Filho, da AABB, formam a dupla de Salvador em busca do troféu.

“Ano passado, joguei o juniors pela sub-12 e foi uma grande experiência no meu primeiro torneio brasileiro, ganhando as três categorias. Esse ano é um grande desafio com grandes atletas brasileiros da sub-14 e fico muito feliz em participar”, disse Gil que disputará também a dupla mista ao lado de Isabeli Camurugy, também atleta da D7.

No feminino sub-14, as baianas Carurugy e Giovanna Ribeiro, da AABB, estarão na disputa assim como Mila Gouveia, da D7, e Nina Fernandes. Já na categoria sub-12, Daniel Cruz atuará com o também baiano Joaquim Barros. Renato Barros jogará com Lorenzo Carlo. No feminino, Isabela Carvalho e Rafaela Uzeda formam uma dupla e também competem nas simples. Nas Mistas, Rafaela atuará ao lado de Renato Barros.

Fonte: Ascom/Sudesb