SJDH inicia ações do 18 de maio com participação em Seminário de combate à exploração sexual de crianças
Foto: Ascom/SJDH

O Disque 100 registrou, no primeiro quadrimestre de 2023, 17,5 mil casos de violências sexuais físicas – abuso, estupro e exploração sexual – e psíquicas contra crianças e adolescentes. Os números representam um crescimento de 68% de violações em relação ao mesmo período anterior. É sobre este contexto que a terceira edição do ‘Ciclo de Diálogo’, promovido pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca), se debruçará no dia 20 de maio, a partir das 9h. O protagonismo infantojuvenil na sociedade e o acolhimento institucional a este grupo também serão tópicos da atividade, que acontecerá no auditório da Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan), no CAB, em Salvador.

Alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o ‘III Ciclo de Diálogo’ do Ceca terá como palestrantes representantes do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). A atividade conta com o apoio da Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (CPCA/SJDH); do Ministério Público (MP-BA); do Tribunal de Justiça (TJBA); e da Defensoria Pública do Estado (DPE-BA).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“O ‘Ciclo de Diálogo’ é uma ação do Ceca, que objetiva refletir sobre questões que envolvam a criança e o adolescente, a fim de pensar a realidade da política pública e apontar ações a serem implementadas em relação à temática proposta. Nesse sentido, o III Ciclo vai refletir sobre uma violação perversa e com reflexos sobre toda a história de vida de uma pessoa, que é o abuso e a exploração sexual nos seus primeiros anos. Esta atividade vai possibilitar que possamos dialogar a partir das estatísticas oficiais e da experiência de diversos atores e instituições que atuam na temática”, afirma Marcos Evangelista, presidente do Ceca, sobre a importância do evento para a agenda da proteção à criança e ao adolescente.

Dados

Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) revelam que a maioria dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes ocorrem no ambiente doméstico. Das 17,5 mil violações registradas entre janeiro e abril de 2023, 14 mil aconteceram na casa da própria vítima, do suspeito ou de familiares. No mesmo período, registrou-se 1,4 mil casos ocorridos na internet.

Ciclos de Diálogos

O Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca) iniciou o ‘Ciclo de Diálogos’, em 2023, com o objetivo de promover a escuta de instituições atuantes no Sistema de Medidas Socioeducativas da Bahia. Organizada periodicamente, a atividade recebe palestrantes para tratar sobre temas relacionados à proteção dos direitos do público infantojuvenil.

Disque 100

Para denunciar, anonimamente, casos de violência sexual e outras violações de direitos de crianças e adolescentes, disque, gratuitamente, 100. A denúncia também pode ser feita através do WhatsApp do MDHC (61 9.9656-5008).

Serviço
O que? III Ciclo de Diálogos do Ceca
Quando? 20 de maio de 2024; 9h
Onde? Auditório da Seplan

Fonte: Ascom/SJDH