Em aula inaugural de curso para seleção da BYD, Setre anuncia programa de qualificação profissional
Fotos: Yago Matheus - Ascom/Setre

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lançou, nesta quarta-feira, 29, um programa de qualificação de mão-de-obra, nos próximos dois anos, para as indústrias do Polo Industrial de Camaçari. O anúncio foi feito pelo secretário da Setre, Davidson Magalhães, durante aula inaugural com os 500 alunos selecionados para os cursos preparatórios do Qualifica Bahia – Setor Industrial (seleção BYD – Build Your Dreams), ministrados pelo Senai, em Camaçari.

As primeiras turmas devem ser anunciadas ainda em 2024. Os cursos preparatórios para a seleção da BYD são uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Setre em parceria com o Senai Camaçari. O objetivo é o de qualificar profissionais que concorrerão, posteriormente, às vagas que serão abertas na montadora chinesa de carros elétricos.

Link Personalizado

Com o projeto transformado em um programa, sob coordenação da Setre, em parceria com o Senai, as vagas e cursos serão ampliados, com a finalidade de suprir a demanda não só da BYD, mas de outras indústrias no Polo de Camaçari.

“Essa são as primeiras 500 vagas. Digo primeiras 500 vagas porque o governo transformou esse projeto que acontece em parceria com o SENAI. Não vai ser só essa turma, vai ser um programa, nos próximos dois anos, para qualificar mais mão-de-obra para a BYD, para o Polo Industrial de Camaçari. Portanto, aqueles que não foram selecionados agora serão selecionados nas próximas turmas, ainda este ano. Quero dizer a vocês: esse é o primeiro passo. Nós não estamos aqui hoje falando só para essa turma de 500 pessoas, estamos dizendo que hoje está sendo lançado um grande programa de qualificação para o Polo Industrial de Camaçari e que esta é a apenas a primeira turma”, disse o secretário.

Planos

Além da qualificação gratuita, os selecionados para os cursos Qualifica Bahia – Setor Industrial (seleção BYD) receberão fardamento (duas unidades por aluno), material didático, transporte para deslocamento e lanche. Serão ministrados cursos de operador de produção veicular; auxiliar de linha de produção; mecânico de manutenção de máquinas industriais e inspetor de qualidade. A carga horária é de 200 a 260 horas, a depender do curso.

Artur Figueiredo dos Santos, 22 anos, um dos selecionados para o curso, já trabalhou como inspetor de qualidade na fábrica da Ford, que fechou as portas em 2021. Agora, ele está no curso de manutenção e mecânica de máquinas industriais “Esse curso representa uma oportunidade enorme pra mim, primeiro por eu ser jovem ainda, e estar me qualificando para o mercado de trabalho. E quem sabe, depois, sendo um dos aprovados na seleção da BYD, me qualificar ainda mais, fazendo cursos de inglês, engenharia”.

Já Deisiane Bispo dos Santos, 30 anos, que também trabalhou na Ford na inspeção de qualidade, está vendendo doces e salgados enquanto não surge uma oportunidade de emprego. Ela acredita que o curso será esse trampolim. “Esse curso representa uma oportunidade que vai além das expectativas, uma oportunidade de melhoria, de uma porta que até então, era só uma ficção que está se tornando uma realidade. E com base no conhecimento, porque o conhecimento pra mim é como se fosse uma fonte a jorrar e quem bebe dele jamais vai descer ou cair”, disse a estudante.

Critérios de seleção

Para o curso preparatório com foco nas futuras vagas de trabalho na BYD foram 52.500 mil inscritos para 500 vagas iniciais. A coordenadora do SineBahia, Kadine Bábara, apresentou os critérios para a seleção: local de residência (com preferência para Camaçari); experiência profissional (ex-funcionários da Ford preferencialmente); a ordem de inscrição; escolaridade (com preferência para grau acima do nível médio). Além disso, 30% das vagas foram destinados às mulheres e 3% às pessoas com deficiência.

O secretário ressaltou o caráter objetivo dos critérios para a seleção de alunos. “O critério foi muito objetivo, fizemos uma fórmula, jogamos no cadastro de inscrição e apareceu o nome de vocês para essas 500 primeiras vagas. Portanto, aqui o governador Jerônimo Rodrigues exigiu e definiu que não tem politicagem para as políticas públicas do Governo do estado, é um critério republicano”, disse.

O diretor regional do Senai Bahia, Evandro Mazo, ressaltou a importância dos novos cursos para as cidades do futuro. “Esses cursos começam a desenhar soluções educacionais para os futuros trabalhadores da BYD. Esse é um desafio pra gente porque é uma agenda que conecta com a agenda do futuro que é a eletrificação da mobilidade urbana e além dos carros e ônibus, outros veículos que vão proporcionar as cidades inteligentes do futuro e porque não dizer do agora”, disse.

Fonte: Ascom/Setre