Governo do Estado envia equipamentos para abrir leitos pediátricos em Juazeiro
Foto: Joá Souza/GOVBA

Em resposta ao aumento de 11,5% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados em 2024, que totalizaram 3.259 notificações, o Governo do Estado adotou medidas para reforçar o atendimento pediátrico, principalmente durante a alta sazonal que afeta, sobretudo, as crianças. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) anunciou nesta quarta-feira (8) o envio de equipamentos essenciais para a instalação de cinco novos leitos pediátricos no município de Juazeiro. A prefeitura poderá fazer a retirada dos equipamentos próxima segunda-feira (13), às 14 horas, no Núcleo Regional de Saúde.

O subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, ressalta que “em abril, a Sesab já havia expandido a capacidade hospitalar com a abertura de 77 novos leitos, incluindo 41 de UTI pediátrica, distribuídos por Salvador, Vitória da Conquista, Irecê e Feira de Santana. Agora, estamos enviando diversos equipamentos, tais como ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, macas, berços e carrinhos de emergência para a implantação de cinco leitos em Juazeiro”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Fonte: Feijão Almeida/GOVBA

Ao todo, a cessão de equipamentos do Governo do Estado para a Prefeitura de Juazeiro supera os R$ 374 mil. O objetivo é reduzir a mortalidade infantil associada a complicações respiratórias e garantir que o sistema de saúde esteja preparado para responder eficientemente.

A ação não apenas aumenta a capacidade de resposta do sistema de saúde diante do aumento dos casos de SRAG, mas também fortalece a infraestrutura de saúde pública. “Esta iniciativa demonstra nosso compromisso contínuo com a saúde das crianças baianas e reforça nossa capacidade de mitigar o impacto das doenças respiratórias”, acrescenta o subsecretário.

A Sesab continua vigilante e proativa em suas estratégias para prevenir e controlar surtos de doenças respiratórias, garantindo que todos os municípios estejam adequadamente equipados e preparados para enfrentar esses desafios de saúde pública.

Fonte: Ascom/Sesab