Foto divulgação: Ascom/HMV

Morador de Salvador, o autônomo Esequias dos Santos, de 59 anos, foi o primeiro paciente acolhido no Hospital Manoel Victorino, em Salvador. Desde a última quarta-feira (15), a unidade da rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), gerida pela Fundação Fabamed passou a atender pacientes com perfil de clínica médica, ampliando a assistência ofertada aos baianos.

Diretor-médico da unidade, Sulivan Carlos Hubner explica que o paciente foi encaminhado através da Central Estadual de Regulação (CER) oriundo do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no Pau Miúdo, em Salvador. “Recebemos o nosso primeiro paciente ainda durante a madrugada e, imediatamente, a equipe multidisciplinar da unidade iniciou todo o atendimento clínico, bem como a realização de exames para fechar o diagnóstico do paciente, que se encontra estável, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e recebendo todo o suporte necessário”, detalha.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Ofertando 50 leitos de enfermaria adulto, 48 leitos de enfermaria pediátrica, além de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, todos com perfil de clínica médica, o Hospital Manoel Victorino teve seu perfil modificado para absorver pacientes adultos e pediátricos com síndromes respiratórias, dengue e outras patologias clínicas.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Diretora-geral da Fundação Fabamed, Cláudia Carvalho, destaca que a unidade conta com equipe multidisciplinar e equipamentos de última geração para assegurar uma assistência rápida e resolutiva. “O Manoel Victorino passa a ser gerido por uma organização social que traz consigo uma história de êxito, que trabalha sempre para oferecer serviços mais qualificados e tecnologia de última geração, aliando cuidado e estrutura de ponta”, afirma.

Mudança temporária de perfil

Até então referência para ortopedia, o Hospital Manoel Victorino teve seu perfil alterado temporariamente, como explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. “Esta mudança é destinada a atender ao crescimento dos casos dessas doenças, como as Síndromes Respiratórias, Dengue e demais patologias clínicas, garantindo assim um atendimento mais eficaz à população. Então, essa mudança temporária do perfil do Manoel Victorino será fundamental para seguirmos prestando um atendimento de qualidade à população”, ressaltou.

Após esse período, a unidade será completamente requalificada e atenderá o perfil de clínica médica vascular e cirurgias. Os pacientes que necessitam de atendimento na área de ortopedia foram absorvidos pelo Hospital Ortopédico do Estado da Bahia.

Fonte: Ascom/Sesab