Sepromi acolhe denúncias de racismo e intolerância religiosa na Festa de Iemanjá
Foto: Paula Fróes/GOVBA

A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), chega a Itacaré nesta semana para dois dias de atividades na Praça Dois de Julho.

O evento tem início na sexta-feira (31), a partir das 17h, com a Caminhada dos Ojás: “Kosi Ewê, Kosi Orixá” e o plantio de ervas medicinais de axé. Em seguida, haverá ato de Louvação a Oxalá, mesa institucional de abertura, palestra magna “Políticas e ações culturais dos povos de terreiro de Itacaré e Território Litoral Sul: avanços e recuos” e performance poética.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

No sábado, 1º de junho, a programação será realizada das 8h às 17h, e inclui os painéis temáticos “Povos de Terreiro e o Acesso aos Direitos”, “Intolerância e Racismo Religioso: Como Denunciar?”, “Regularização Jurídica para os Terreiros” e “Os Impactos do Racismo na Educação, na Saúde e no Meio Ambiente e as Políticas Públicas para os Povos de Terreiro”.

Nesta edição, o evento conta com a parceria da Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Câmara de Vereadores, do Coletivo Agô e do Conselho de Política Cultural de Itacaré, além do apoio da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), do Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (Cespct), do Conselho Inter-religioso da Bahia (Conirb) e da Koinonia.

A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia foi criada em 2023 e já passou por Cachoeira, Jequié, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Ituberá e Castro Alves.

Fonte: Ascom/Sepromi