O Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que tem a supervisão geral da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com apoio do Programa das Nações Unidas, para o Desenvolvimento (PNUD), tem data de lançamento. A previsão é para julho deste ano.

Com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), o plano traz diretrizes e estratégias para gerenciamento de riscos integrado e coordenado entre União, estados e municípios.

Antes do lançamento oficial, a Defesa Civil Nacional, está convocando os estados e municípios para participarem do projeto de elaboração da proposta do plano. Até 11 de junho, o público poderá sugerir, através do site do Governo Federal, (GOV.BR), ações voltadas a três frentes: Mecanismos que contribuem para as parcerias e instrumentos de cooperação, capacitação em gestão de riscos e de desastres e ações e iniciativas para garantir a ampla difusão do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Ao final da votação, as ações mais votadas de cada grupo serão priorizadas na proposta do Plano. A Sedec usará o resultado da votação como base para definir ações, programas e compromissos a serem assumidos pelo país no escopo do primeiro plano. Para o Superintendente da Defesa Civil da Bahia (Sudec), Osny Bonfim, o Plano Nacional é um instrumento basilar para que seja construída tanto a política estadual, quanto à municipal.