Foto: Thuane Maria/GOVBA

Mais uma manhã de entregas importantes no interior do estado. O governador Jerônimo Rodrigues esteve, nesta sexta-feira (28), em Tabocas do Brejo Velho, município da Bacia do Rio Corrente, para inaugurar uma unidade de processamento de derivados da mandioca, entregar a pavimentação da rodovia BA-466, uma ambulância, trator e títulos de terra do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal. Ainda anunciou mais investimentos em infraestrutura e esporte, que devem chegar a R$ 8,2 milhões.

A inauguração da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca, localizada na sede de Tabocas do Brejo Velho, marcou um novo momento para as 130 das 300 famílias associadas à Cooperativa dos Micro Produtores Agrícolas. “Isso aqui foi a melhor coisa que aconteceu pra nós. Aqui, as mulheres podem tirar a sua renda todo mês e produzir em maior quantidade bolo, pães e tudo que for derivado da mandioca. A produção aumentou muito, ainda mais depois da capacitação que promovemos aqui. Tem gente tirando R$ 500 por semana, famílias que antes não tinham nenhuma renda”, comemorou a presidente da cooperativa e produtora rural, Cocina de Souza Costa.

Link Personalizado

Foto: Thuane Maria/GOVBA

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) contou com investimentos de R$ 500 mil, que, além da estrutura física, entregou equipamentos novos como: cilindro sovador e laminador, balança eletrônica, fogão industrial, freezer, batedeira planetária e, dentre outros, um liquidificador.

De acordo com o secretário da pasta, Osni Cardoso, que tomou um café reforçado na nova unidade com alimentos oriundos da mandioca, esta é mais uma obra que visa potencializar a produção da agricultura familiar. “Esse café da manhã é um símbolo de como está funcionando essa pequena indústria da mandioca e o que a nossa turma sabe fazer. Mulheres apaixonadas pelo que fazem. É bacana demais poder fazer isso com o nosso povo, principalmente aquele que quer transformar o nosso produto. A felicidade tomou conta deste momento”, afirmou o secretário da SDR, que também entregou um trator com implementos agrícolas e dez títulos de terra do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal para beneficiar 69 famílias.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Felicidade que se estendeu ao pequeno produtor Armino Pereira Silva, morador de um pequeno vilarejo de Tabocas, presente na entrega da pavimentação da rodovia BA-466, que liga a Usina Fotovoltáica Horizonte (Tabocas do Brejo Velho) ao Povoado de Santa Helena. “Há 69 anos que eu moro aqui, nunca vi tanto investimento. Essa estrada está boa demais. O carro atolava direto aqui, antes dessa obra. Se a gente demorava três horas pra chegar a Santa Helena, agora fazemos esse trecho em 30 minutos”, contou. O investimento na estrada de 27 km de extensão foi de R$ 31 milhões, beneficiando 13 mil habitantes.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues reforçou o compromisso em investir mais em pavimentação para encurtar distâncias e melhorar o acesso entre os distritos e a sede. “Essa é uma das agendas que eu mais gosto. Aqui, em Tabocas do Brejo Velho, na comunidade de Santa Helena, fizemos uma entrega tão significativa que é o asfalto. Tem gente que pensa que cinco, dez ou 15 quilômetros é pouco, mas não é. Para quem anda em estradas esburacadas, parece horas e dias. Já encomendei, também, a elaboração dos estudos e do projeto para ligar Santa Helena a uma outra comunidade de Cristópolis, uma estrada de 23 km. E, aí, eu fecho um ciclo que, além de beneficiar as comunidades que moram nesse circuito, garanto segurança e a interiorização do desenvolvimento”, afirmou ele, lembrando que ainda foi entregue, para a sede da cidade, uma ambulância.

Mais iniciativas para os Taboquenses

Ainda durante agenda em Tabocas do Brejo Velho, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou um pacote de obras: a requalificação da praça do Mercado Municipal; a iluminação pública da BA-466 na entrada da cidade; a construção da ponte sobre o Riacho da Vargem Grande e sobre o Rio Riacho das Areias na comunidade de Vazante; a reforma e modernização do Estádio Municipal; pavimentação em paralelepípedos na comunidade de Brejinhos; pavimentação do trecho que liga Tabocas ao distrito de Veredas e da comunidade de Santa Helena a Cristópolis. Os investimentos somam um total de R$ 8,2 milhões.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA