Foto: Freepik.

Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+, acontece, de 28 a 30 de junho, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, em Salvador, o V Encontro Nacional LGBTQIAPN+ do MNU. Organizada pelo Coletivo LGBT+ do Movimento Negro Unificado (MNU), a atividade é apoiada institucionalmente pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através de sua Coordenação de Políticas LGBT.

Em sua quinta edição, o evento discorrerá sobre o tema central “Saúde, Cidadania para Negros e Negras LGBTI”, e conta em sua programação com mesas temáticas coordenadas por representantes institucionais e do MNU. Durante o evento, haverá a entrega do Prêmio Tosta Passarinho, a pessoas e entidades que lutam contra a LGBTfobia. Temas como ‘Saúde e Cidadania’, ‘Desafios e Avanços na Saúde da População LGBT+ Negra’, ‘Abordagens Interseccionais da Saúde Mental da População LGBT+ Negra’, ‘Segurança Pública’ serão abordados no Encontro.

Link Personalizado

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2020 e 2022, houve um aumento de 17,2% no número de novas infecções pelo HIV no Brasil. Destes, há uma significativa prevalência do vírus entre minorias demarcadas por aspectos de gênero, raça e sexualidade. Em 2014, o Brasil assinou o acordo dos países que assumiram um claro compromisso ético de erradicação mundial do HIV/Aids, inserindo-se no estabelecimento da meta testar, dispor do tratamento e garantir que 90% das pessoas imunossuprimidas tenham suporte, conforme foi elaborado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas. Este é um percentual que ainda está distante de ser alcançado e um dos motivadores para debater os temas apresentados no Encontro.

“É preciso que se discutam nossas particularidades, nossas demandas, que envolvem o negro homossexual, o LGBT negro, para que, a partir desses debates, possamos avançar nos entendimentos das nossas necessidades e, assim, elaborarmos documentos propositivos para todas as esferas de governo, para termos uma política de proteção que corresponda à realidade”, destacou o coordenador Nacional do MNU, Emerval Bonfim.

Prêmio Tosta Passarinho

Em homenagem a Tosta Passarinho, negro e LGBT, membro fundador do Movimento Negro Unificado, ícone da luta negra homossexual na Bahia e no Brasil, compositor do Olodum, e fundador do grupo ADE-Dudu, o evento promove o Prêmio Tosta Passarinho. A iniciativa visa saudar personalidades e entidades que participam ativamente da luta contra a LGBTfobia. Recebem a honraria, pessoas e entidades que atuam contra a LGBTfobia.

Fonte: Ascom/SJDH