Cacauicultores destacam importância da reativação da câmara setorial do cacau da Bahia
Foto: Divulgação

A reativação das Câmaras Setoriais pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), especialmente a do setor cacaueiro, foi recebida com aprovação pelos produtores de cacau. A medida, oficializada pela Portaria Seagri nº 27/2024, é vista como um avanço significativo para o diálogo e a articulação entre o governo e os agentes do setor. A primeira reunião do colegiado, composto por 21 instituições, está agendada para coincidir com o Festival do Chocolate em Ilhéus, em 18 de julho, marcando um novo capítulo na colaboração entre as partes que formam essa cadeia.

A medida foi recebida com entusiasmo pelos produtores de cacau da Bahia, que veem na Câmara Setorial um mecanismo essencial para a representação de seus interesses e para a promoção de políticas públicas mais assertivas. “A reativação da Câmara é importante, pois permite maior interação entre os cacauicultores, indústria, governo, trabalhadores e vai permitir que a cadeia produtiva siga em constante amadurecimento, para acompanhar os novos tempos que se impõem ao setor do cacau”, afirma Fausto Fontes, produtor de cacau do sul da Bahia.

Link Personalizado

Fausto Pinheiro, produtor de cacau no sul da Bahia e ex-presidente da Camara Setorial do Cacau da Bahia – Foto: Ascom/Seagri

Pioneiro no cultivo de cacau irrigado e a pleno sol no Oeste da Bahia, Moisés Schmidt considera a retomada da câmara setorial um passo significativo para ampliar as discussões sobre o setor. “Principalmente em nosso Estado, que é o maior produtor de cacau do Brasil e que concentra grande parte da indústria processadora da amêndoa. Demonstra a preocupação que o Governo do Estado, especialmente a Secretaria da Agricultura, em dialogar com a cadeia e é dessa forma que entendemos que conseguimos consolidar ainda mais a cacauicultura na Bahia”, finalizou.

A Bahia é o maior produtor do Brasil e foi responsável, em 2023, por enviar à indústria moageira 136 mil toneladas da amêndoa, de acordo com dados das empresas processadoras. O secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, ressalta a importância das câmaras setoriais como espaços de governança colaborativa. “A reativação da Câmara Setorial do Cacau é um reflexo do nosso compromisso com a cadeia produtiva. Estamos dedicados a criar condições favoráveis para o desenvolvimento sustentável do setor”, declarou.

A Seagri convida todas as instituições interessadas a participar deste processo colaborativo, que é fundamental para a influência e construção de decisões estratégicas para o setor agropecuário da Bahia. Para integrar as Câmaras Setoriais, as entidades devem enviar um ofício ao secretário Wallison Tum, através do e-mail camaras.setoriais@seagri.ba.gov.br, indicando os nomes do titular e suplente para adesão.

Fonte: Ascom/Seagri