Investimentos em comunidade rural de Muritiba transformam a mandiocultura da região
Foto: André Frutuoso/Ascom CAR

A agricultura familiar na comunidade de Gravatá de Baixo, município de Muritiba, tem vivenciado uma verdadeira revolução graças aos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Focada na mandioca, uma cultura de grande importância para a região, a CAR forneceu insumos essenciais como adubo e calcário, além de ferramentas e equipamentos como trator, carro de mão, balança e barracas de feira para a comercialização. Esse apoio beneficiou diretamente 122 famílias de agricultores da região.

Antes dos investimentos, a produção de mandioca era modesta e a venda se limitava ao comércio in natura para atravessadores. Hoje, a comunidade não só aumentou sua produção, mas também agregou valor ao produto, comercializando aipim descascado, pirão, mingau e outros derivados na Feira de Gravata e na sede do município de Muritiba, além de bolos, beijus e farinha para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Link Personalizado

Impacto direto na comunidade

Nivaldo de Menezes Souza, presidente da Associação de Agricultores Familiares de Gravatá de Baixo, destacou a transformação: “os investimentos da CAR foram de suma importância para a comunidade. Foi um divisor de águas. Antes, plantávamos e vendíamos para atravessadores. Agora, com o projeto da CAR, passamos a ter uma nova visão do produto e a beneficiar o aipim. Isso desenvolveu nossa economia.”

Maria Analice, uma das beneficiárias, compartilhou sua experiência: “com os insumos, aumentamos a produção. Hoje, vendo em média 60 pacotes de 250 gramas por semana. No início, muitos desacreditavam, achavam que era perda de tempo. Mas eu acreditei, e o projeto trouxe resultados concretos. Com o trator arando a terra, a análise do solo, e o calcário e adubo que recebemos, em um ano já estávamos colhendo. Fiz farinha, tapioca, beiju, e vendi tudo para o Pnae”.

Foto: André Frutuoso/Ascom CAR

Nilda Menezes Souza de Jesus, outra agricultora beneficiada, destacou a melhora em sua renda: “Antes, eu só fazia bolo para minha família. Agora, vendo para o Pnae e recebo encomendas na região, o que já melhorou minha renda. Produzimos bastante aipim e, com os insumos, melhoramos nossa produção. As barracas também ajudaram muito nas vendas na feira da comunidade.

Um futuro promissor

Os investimentos da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), não apenas impulsionaram a produção agrícola, mas também fortaleceram os laços comunitários e a economia local. A iniciativa permitiu que os agricultores de Gravata de Baixo vissem além do cultivo tradicional, adotando uma abordagem mais profissional e comercial para a mandioca. Com as novas ferramentas e suporte, a comunidade agora olha para o futuro com esperança renovada, sabendo que possuem os meios para crescer e prosperar.

Fonte: Ascom/CAR