Agroindústria em Abaré e Curaçá impulsiona a fruticultura no Território Itaparica
Foto: Jociclea de Carvalho

Agricultores Familiares da Associação Agropecuária de Jovens Piscicultores e Horticultores Familiar do Município de Abaré e Curaçá (Hortpeixe), no Território de Identidade Itaparica, receberam, neste sábado (15), a Unidade de Beneficiamento de Derivados de Frutas, entregue pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A agroindústria potencializará o processo produtivo no segmento da fruticultura e possibilitará um aumento na comercialização.

Foto: Jociclea de Carvalho

“Essa agroindústria é de extrema relevância, pois nesta região tem uma alta produção de frutas. Agrovila 19, que  é um Distrito de Irrigação, estruturado com capacidade de fazer o processo de limpeza e classificação das frutas in natura, bem como transformá-las em polpas e doces. Esta entrega agrega valor à produção, além de  assegurar a comercialização junto a alimentação escolar nos municípios de Abaré e Curaçá e também via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explicou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Jociclea de Carvalho

Com capacidade de processamento mensal de, aproximadamente, 30 toneladas de polpas de frutas (acerola, manga, maracujá, abacaxi, goiaba, mamão e graviola) e cerca de 2,5 toneladas de doce de frutas (banana, goiaba e mamão), a agroindústria, de responsabilidade da Hortpeixe, atenderá mais de 50 famílias. Também aponta novas oportunidades para geração de emprego e renda. 

Foto: Jociclea de Carvalho

Jociclea de Carvalho, presidente da Hortpeixe, observa que a chegada da agroindústria traz oportunidades promissoras para os agricultores familiares que nem sempre aproveitavam as frutas em sua integralidade, gerando um desperdício por não ter como beneficiá-las. “A unidade chega em um momento importante, pois teremos como qualificar nossa produção. Desde 2011, comercializamos frutas in natura e agora será possível utilizar a colheita de frutas por completa, sem perder nada, assim a expectativa nossa é ter mais renda e gerar mais emprego em Curaçá e Abaré a partir da utilização da Unidade”.

Fonte: Ascom/CAR