Foto:Vinícius Monteiro- Ascom/ Bahia Pesca

29 de junho é o Dia do Pescador. E o Dia da Pescadora também, porque não? Afinal, as mulheres representam 58% dos registros de pesca profissional da Bahia, conforme dados do no Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira (SISRGP), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Diante deste cenário, a Bahia Pesca uniu-se à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) para reforçar a campanha de valorização dos profissionais da pesca. O slogan deste ano, “Eu Amo Ser Pescador”, ganhou uma versão feminina “Eu Amo Ser Pescadora”, que viralizou nas redes sociais e estampou uma camiseta especialmente confeccionada pela empresa para celebrar a data.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“A Bahia tem o terceiro maior contingente de profissionais da pesca do Brasil, com 115 mil registros, sendo que mais de 66 mil são mulheres. São pescadoras e marisqueiras que, para além deste gesto simbólico, tem merecido de nossa parte a mais alta prioridade”, destacou o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória.

Segundo a Secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, SPM e Bahia Pesca são parceiras em muitos projetos, em especial o Elas à Frente da Pesca, que é um programa de acolhimento, escuta, empoderamento e capacitação de pescadoras e marisqueiras. “É uma parceria que busca a inclusão socioprodutiva destas profissionais, fazendo com que elas beneficiem e agreguem valor à sua produção. Por isso é com muita alegria nós vestimos essa camisa e dizemos parabéns Pescadoras e Pescadores pelo seu dia”, declarou.

Comemorado anualmente no dia de São Pedro, padroeiro da categoria, o Dia do Pescador e da Pescadora faz referência a um dos mais antigos ofícios da humanidade. De acordo com a tradição cristã, Pedro era pescador antes de passar a seguir os passos de jesus Cristo e tornar-se um de seus 12 apóstolos.

Desde a antiguidade, até os tempos atuais, os pescadores e as pescadoras artesanais mantém uma relação intrínseca e direta com a natureza: são detentores de conhecimento ancestral sobre as fases lunares e a meteorologia e dependem da qualidade das águas dos rios e dos mares para extrair o alimento mais saboroso e saudável possível. Por isso mesmo podem ser considerados os guardiões das águas, sendo os primeiros a perceber e a denunciar as ações de agentes poluidores desses mananciais.

Há mais de quatro décadas, a Bahia Pesca tem como missão o fomento à pesca e à aquicultura em todo o Estado com políticas públicas voltadas para a valorização e o aprimoramento profissional desse importante segmento. A Bahia Pesca é uma empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri).

Fonte: Ascom/Bahia Pesca