Com alta tecnologia, Serviço de Hemodinâmica do Hospital Estadual Costa das Baleias realiza procedimentos minimamente invasivos
Foto: Ascom/HECB

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) deu início, na quarta-feira (5), aos primeiros procedimentos do Serviço de Hemodinâmica. Cardiologia intervencionista, radiologia intervencionista, cirurgia endovascular e neurorradiologia intervencionista são especialidades que integram o Serviço do HECB, unidade inaugurada em maio, em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano.

Com alta tecnologia, no hospital é possível realizar procedimentos como cateterismo cardíaco, angiografia cerebral, estudo eletrofisiológico, além de reconstrução e angiografia cerebrais em 3D (tridimensionais).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/HECB

Um exame de cateterismo foi o primeiro procedimento a ser realizado. “Este é um momento muito emocionante. Seguramente, o primeiro de muitos”, compartilhou a coordenadora médica do Serviço de Hemodinâmica, Clarissa Dall’Orto.

Técnicas de hemodinâmica permitem o diagnóstico e o tratamento das doenças cardíacas de forma minimamente invasiva. “Com o diagnóstico destas doenças cardiológicas, destas cardiopatias, nós podemos impactar positivamente a vida do paciente, diminuindo a mortalidade e tendo um grande impacto social”, explicou Clarissa.

Foto: Ascom/HECB

Para além da alta tecnologia, uma das primeiras pacientes atendidas pelo Serviço de Hemodinâmica, dona Maria Zélia, de Itagimirim, agradeceu o acolhimento humanizado do HECB. “Aqui me sinto muito bem. Estou muito bem tratada, muito bem cuidada. Agradeço a todos, não tenho nada a reclamar”.

Perfil

Com 216 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), também integram o parque tecnológico do Hospital Estadual Costa das Baleias: centro de bioimagem, ressonância magnética e tomografia computadorizada; ultrassonografia, eletroencefalograma (EEG), mamografia, eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Para ser atendido em um dos serviços, é necessário que o paciente seja encaminhado via Central Estadual de Regulação ou Sistema Lista Única.

Fonte: Ascom/HECB