Com aumento de 30% nos atendimentos, posto da Sesab em Amargosa realiza 1,6 mil testes
Foto: Bárbara Silveira/Saúde GOVBA

Baianos e turistas que aproveitaram o São João na cidade de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, mostraram que é possível curtir os festejos sem deixar a saúde de lado. Em 2024, o estande de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) montado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na Praça do Bosque registrou um aumento no número de atendimentos de cerca 30% em relação a 2023, mostrando que a população tem aderido ao chamado do Governo da Bahia quando o assunto é cuidar da saúde.

Desde a última quinta-feira (20), quando a operação foi iniciada no município, 1.638 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C foram realizados. Ao todo, foram registrados 21 testes positivos, sendo dois para HIV e 19 para sífilis.

Link Personalizado

No local, também foi possível ter acesso ao aconselhamento sobre prevenção e encaminhamento para tratamento, no caso de testes positivos. Ainda como ação de prevenção, mais de 13 mil camisinhas femininas e masculinas foram distribuídas no estande de testagem.

Foto: Bárbara Silveira/Saúde GOVBA

“Esse aumento significativo mostra que a busca pela testagem é uma demanda crescente. Tivemos o estande cheio durante todos os dias de São João, realizando mais de 400 testes por noite. Essa se mostrou, por mais um ano consecutivo, uma ação fundamental do Governo do Estado para a promoção e prevenção da saúde no combate às infecções sexualmente transmissíveis”, analisou o coordenador do Núcleo Regional de Saúde Leste, Ramadan Barreto.

A agilidade de todo o processo de testagem chamou a atenção da dona de casa Ivana de Souza, que aproveitou o último dia da festa para cuidar da saúde. “Eu estava esperando o próximo show começar e vi o estande. Achei a ideia muito legal. O processo de testagem e o resultado foram bem rápidos. Ações como essa são importantes para incentivar a população a cuidar da saúde. Que Amargosa possa contar com esse trabalho em 2025”, afirmou.

Ouvidoria presente

Durante todos os dias de funcionamento do estande, a população também pôde contar com o serviço da Ouvidoria do Estado, ação implementada pela Sesab para avaliar a ação nos postos por meio de uma pesquisa de satisfação, como explicou a ouvidora Danielle Nascimento. “Essa pesquisa procura saber a opinião das pessoas atendidas sobre o espaço físico do estande de testagem e sobre o atendimento, além de esclarecer sobre o papel da Ouvidoria, que é uma importante ferramenta de controle social. Ao longo desses dias, ouvimos mais de 250 pessoas e nosso balanço é extremamente positivo. A maioria das respostas foi de excelente, o que deixa claro que a unidade funcionou muito bem”, completou.

Mais de 4,5 milhões em investimentos

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforçou a assistência em diversos municípios durante São João, totalizando um investimento na saúde de cerca de R$ 4,5 milhões. Além de Amargosa, mais seis estandes de testagem de ISTs foram montados nos municípios de Salvador, Cachoeira, Ibicuí, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. A saúde durante o São João também contou com reforço nos plantões médicos, de enfermagem e administrativo no Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, e Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.

Fonte: Ascom/Sesab