Foto: Ascom/Seades

Os novos membros eleitos do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA) tomaram posse, na manhã de quinta-feira (13), durante ato solene realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

O encontro, promovido pelo colegiado vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), empossou, para o biênio 2024/2026, 56 representantes da sociedade civil, sendo 28 titulares e 28 suplentes pertencentes a organizações com atuação nos 27 territórios de identidade da Bahia. Também assumiram o mandato 28 representações do poder público, divididas entre 14 titulares e 14 suplentes.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Gostaria de chamar atenção para a importância dos conselhos na construção da política pública. Temos aqui um colegiado atuante, que faz a defesa forte de uma pauta urgente. Parabenizo os conselheiros e desejo um bom trabalho à gestão que se inicia”, declarou o secretário em exercício da Seades, José Leal.

Foto: Ascom/Seades

Além do titular da Seades, a mesa de abertura foi composta pela presidenta do Consea-BA, Débora Rodrigues, pelo secretário do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), Davidson Magalhães, pela secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, e pelo coordenador geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira.

“Hoje é um dia especial, o começo de uma nova jornada. Começamos mais uma etapa, mais um caminho com um conjunto de conselheiros. Até aqui tivemos várias vitórias, pautamos políticas que mudam a vida das pessoas e preservam nosso território. Esse conselho garante frutos muito bons, é um espaço de muita construção é muito aprendizado”, destacou a presidenta, representante da sociedade civil, Débora Rodrigues.

No período da tarde as atividades tiveram continuidade com a apresentação e análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra dos Domicílios Contínua (PNAD) sobre Segurança Alimentar e Nutricional em comparação com os dados do Inquérito de Insegurança Alimentar e Nutricional, além do balanço do segundo plano.

Foto: Ascom/Seades

A programação segue nesta sexta-feira (14) debatendo pautas como o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, a agenda de plenárias temáticas, adesão ao Sisan, grupos de trabalho, dentre outros.

O Consea

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA) é um órgão de assessoramento direto do governador do Estado e cabe a ele propor as diretrizes e prioridades da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), considerando as deliberações da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, além de acompanhar, articular e monitorar a convergência de ações destinadas a assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável.

Fonte: Ascom/Seades