Programa Bahia Sem Fogo reforça combate aos incêndios florestais no estado
Foto: Divulgação/CBMBA

O São João é uma das festas mais aguardadas e celebradas na Bahia. Neste período festivo, o uso de fogos de artifício é uma tradição muito apreciada. Contudo, para garantir uma festa segura e sustentável, o Governo da Bahia, por meio do programa Bahia Sem Fogo, alerta para a importância de cuidados essenciais para evitar incêndios florestais e proteger a fauna local.

O aumento do uso de fogos de artifício durante os festejos juninos, segundo o coordenador do Programa na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Pablo Rebelo, intensifica os riscos de ocorrência de incêndios florestais nas regiões mais secas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Fagulhas podem atingir áreas de vegetação seca, iniciando focos de incêndio que podem se espalhar rapidamente, causando danos irreparáveis à flora e fauna local. Então, a orientação é respeitar as áreas naturais e manter os fogos de artifício longe desses locais”.

Pablo complementa dizendo que esse, inclusive, foi um dos principais assuntos destacados durante a Caravana Bahia Sem Fogo, uma das medidas de prevenção iniciadas no ano de 2024 pelo Governo do Estado, que visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários, na prevenção aos incêndios florestais em todo o estado.

“Foi um dado interessante que a gente colheu durante a caravana. Nas visitas aos municípios e as comunidades, ficou muito claro, segundo o registro dos moradores, que durante os festejos juninos, se faz muito uso dos fogos de artifício, o que tem causado muitos incêndios florestais. Então a caravana teve esse propósito também de não só sensibilizar, mas de conscientizar para boas práticas, quanto ao uso de fogo e os cuidados, como orientar a forma adequada e o período adequado, proporcionando esse momento de escuta, de diagnóstico, de colher informações e dados que subsidiam o planejamento”, salientou o coordenador.

Para além dos incêndios florestais e fauna silvestre, os fogos de artifício também afetam os animais domésticos, causando estresse e desorientação devido ao barulho intenso. Nesses casos, o ideal é mantê-los em locais seguros e fechados durante a queima de fogos, além de utilizar música ou televisão para abafar os ruídos externos.

Confira abaixo algumas medidas de prevenção para celebrar o São João com responsabilidade, garantindo uma festa segura para todos, preservando as tradições e os recursos naturais para as futuras gerações.

Fonte: Ascom/Sema