Estudante de Nova Fátima representará a Bahia no programa Jovem Senador, em Brasília
Foto: Ascom/SEC

A estudante Ana Cecília Santiago, do Colégio Estadual de Tempo Integral Virgílio Francisco Pereira, no município de Nova Fátima, localizado no Território da Bacia do Jacuípe, irá representar a Bahia no Senado Federal pelo programa Jovem Senador. Fruto de uma parceria entre o Senado Federal e as secretarias estaduais da Educação, o programa reunirá alunos de todo o Brasil, entre os dias 5 e 9 de agosto, em Brasília, com o objetivo de incentivar os jovens da rede pública de ensino a conhecerem os espaços políticos e sua importância na tomada de decisões para a população brasileira.

Estarão participando 27 jovens – um de cada Estado brasileiro – que se destacaram no Concurso de Redação, cujo tema, este ano, foi “Os 200 do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Entre os baianos finalistas, se destacaram também as estudantes Letícia Souza de Oliveira, do Colégio Estadual São Sebastião, no município de Caturama, e Esther Esther Silva Bispo, do Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológica de Eunápolis.

Link Personalizado

Foto: Ascom/SEC

Aluna do 3º ano do Ensino Médio, Ana Cecília Santiago discorreu na redação sobre a importância do cuidado com a informação nas mídias digitais e os perigos das fake news para a democracia: “participar do Jovem Senador sempre foi um grande sonho e realizá-lo no último ano do meu Ensino Médio é extremamente gratificante para mim. Sempre fui estudante de escola pública e ir para Brasília para uma Semana de Vivência Legislativa, com outros 26 jovens do país inteiro no Senado Federal, é mais que especial. Espero deixar todos os estudantes da Bahia muito orgulhosos”.

Para a professora e orientadora Emília de Lima, o texto vencedor de Ana Cecília é consequência de um processo de dedicação, estudo e aprendizado sobre política e democracia. “Vale destacar, ainda, o quanto programas como este são imprescindíveis na vida dos estudantes, uma vez que trazem à tona a importância do protagonismo juvenil e oferece estímulos e condições favoráveis para que possam descobrir seus talentos e crescerem não só intelectualmente, como também enquanto cidadãos”, acrescenta ela, que vai acompanhar Ana Cecília em Brasília.

Jovem Senador

Para participar, o candidato ou candidata deve estar matriculado e frequentar uma escola pública, além de ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2024. Os 27 alunos selecionados conhecerão o processo legislativo no Senado Federal e vão elaborar propostas que poderão ser transformadas em projetos de lei. Será uma tarefa com cinco dias de duração, que começa com a posse e eleição da mesa (presidente, vice e secretários) e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa.

Fonte: Ascom/SEC