Estudantes da Chapada Diamantina representam a Bahia na Expoceti, em Pernambuco
Foto: Ascom/SEC

Os estudantes Adriellen Santana, Lucas de Almeida e Israiany Andrinnyelle de Almeida, do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, localizado no município de Palmeiras, estão participando da 9ª Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti), que acontece até sábado (29), na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Nesta edição, o evento científico reúne estudantes de 12 estados do Brasil e, também, da Venezuela, do Peru e da Colômbia. 

A equipe de Palmeiras está apresentando o projeto “ECOBoxs: uma alternativa sustentável para reaproveitar o papel descartado no ambiente escolar”, que tem a proposta de ressignificar o uso de materiais para a produção de embalagens sustentáveis. A ideia surgiu durante as ações desenvolvidas pelo Clube de Ciências André Rebouças, que funciona no colégio desde 2022. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/SEC

Para Israiany Andrinnyelle de Almeida, 18 anos, 2º ano, a realização do projeto se justifica pela necessidade de reforçar a reciclagem. “O descarte irregular e o consumo irresponsável do papel contribui para a degradação do meio ambiente e a indústria de celulose e papel tem grande responsabilidade nisso. A nossa proposta contribui para a preservação do meio ambiente, bem como para conscientizar a todos sobre a necessidade do consumo consciente e da reutilização do papel”, disse. 

Segundo o professor e orientador Jadson Conceição, os eventos científicos impactam positivamente no desenvolvimento dos estudantes. “Participar de feiras como esta os motiva a fazer ainda mais ciência, levar adiante o legado deles e mostrar os resultados dos projetos que a escola tem feito. É o reconhecimento de tudo aquilo que eles construíram ao longo de todo o ano”, destacou. 

Foto: Ascom/SEC

O mesmo projeto também será apresentado na 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro, em Brasília. Além disso, os projetos “ECOVelas Aromáticas de óleo de cozinha usado: uma alternativa para o empreendedorismo sustentável” e “D’Eco – peças de decoração ecológica do pó da casca do ovo”, desenvolvidos por outros integrantes do clube de ciências, serão apresentados no IV Encuentro Internacional de Ciencias y Tecnología Estudiantil Fenosista (Eicytef), que acontecerá de 13 a 15 de novembro, no distrito de Chepo, no Panamá.

Fonte: Ascom/SEC