Estudantes da rede estadual participam, em Cachoeira, das comemorações dos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As comemorações cívicas dos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrados nesta terça-feira (25), no município de Cachoeira, contam com a participação dos estudantes integrantes de bandas e fanfarras de cinco colégios da rede estadual de ensino. Neste ano, a previsão do Governo do Estado é investir mais de R$ 10 milhões nas fanfarras escolares, beneficiando 159 escolas em toda a Bahia. Nesta data magna, a histórica cidade do Recôncavo Baiano se torna sede do governo, marcando a proclamação da Junta Conciliatória e de Defesa e o início das lutas contra a invasão portuguesa.

Participam do Desfile Cívico do 25 de Junho as bandas ou fanfarras do Colégio Estadual de Cachoeira, com sede no município de Cachoeira; do Colégio Estadual Rômulo Galvão, em São Félix; do Colégio Estadual de Castro Alves, no Distrito de Acupe, em Santo Amaro; do Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida, em Conceição do Almeida; e do Colégio Estadual de Conceição da Feira, em Conceição da Feira. Somente de Cachoeira vão desfilar 60 estudantes integrantes da Banda Marcial do Colégio Estadual de Cachoeira (Bamcec), trazendo o tema “70 anos do colégio”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Imbuídos do viés histórico e motivados pelo espírito revolucionário do povo cachoeirano, a programação em homenagem à memória dos que lutaram com heroísmo e patriotismo foi iniciada às 6h, com a salva de tiros e, às 8h, com o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal. Às 8h30 foi entoado o Te Deum e, às 10h, haverá a sessão solene, tendo como orador o padre Adeilson Pugas Milhazes. O desfile cívico tem início às 15h, pelas ruas da cidade.

História

Em 25 de junho de 1822, na Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, portugueses e brasileiros se enfrentaram em um conflito que se estendeu até o dia 28 do mesmo mês. Foram três dias de confronto, marcando os primeiros passos para a Independência do Brasil na Bahia. Ainda na manhã do dia 25 daquele ano, reunidos em sessão solene na Câmara Municipal, autoridades políticas aclamaram D. Pedro I “Príncipe Regente e Defensor Perpétuo do Brasil”, razão para a deflagração dos conflitos e animosidade de ambos os lados. Cachoeira possui o título de “Heroica Cidade da Cachoeira”, através do Decreto Imperial de 13 de março de 1837, em reconhecimento à sua participação nos movimentos separatistas ocorridos nas primeiras décadas do século XIX.

O quê:
Fanfarras escolares participam do Desfile Cívico do 25 de Junho