RH Bahia
Foto: Divulgação/Saeb

O governo baiano ultrapassou, ao longo de cinco anos, a marca de 1 milhão de atos gerados no seu sistema informatizado de gestão de pessoas, considerado o maior do gênero da América Latina. De janeiro de 2019, quando o software entrou em produção em todas as unidades do Estado, até fevereiro deste ano, o RH Bahia viabilizou a efetivação de 1.028.498 atos, entre nomeações, ingressos, progressões, exonerações, concessões de licença e as mais diversas decisões relacionadas à vida funcional dos servidores públicos estaduais.

O número contempla desde decisões publicadas no Diário Oficial do Estado, por meio de documentos como portarias, despachos e decretos, até autorizações que tramitam apenas eletronicamente, por meio de um workflow.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Em média, a cada ano, são gerados cerca de 200 mil atos, o que dá uma dimensão da grandiosidade de um sistema que tem impacto na vida de 270 mil pessoas, entre servidores ativos, inativos e pensionistas, além de ser responsável pela gestão da maior despesa do Estado hoje, que é a folha de pagamento”, ressalta o gestor de negócios do RH Bahia, Wilson Freitas.

Para Wilson, uma das principais mudanças promovidas pela iniciativa foi garantir que a publicação do ato no Diário Oficial do Estado resultasse de procedimentos desenvolvidos inteiramente por meio do sistema informatizado. Após a implantação, todo o fluxo de validação e aprovação de atos passou a ser feito pelos gestores do Estado, de qualquer computador com acesso à internet, por meio do Portal do RH Bahia (http://www.rhbahia.ba.gov.br)

A facilidade foi essencial, entre outras coisas para viabilizar a continuidade das rotinas de RH do Estado, mesmo durante o período da pandemia da covid-19, quando parte das equipes precisou atuar em home office para evitar a disseminação do vírus. Além disso, a mudança contribuiu para reduzir o consumo de papel e aprimorar controles internos do Estado.
”A tecnologia nos trouxe uma garantia de que as informações lançadas no software estão efetivamente de acordo com as decisões divulgadas no ato e de que este ato está em concordância com as exigências legais, não entra em contradição com outros atos nem está sendo publicado mais de uma vez”, complementa Wilson Freitas, ao lembrar que o desenvolvimento do sistema levou em conta critérios de elegibilidade embasados na legislação.

Iniciativa pioneira na administração pública nacional, o RH Bahia é uma versão customizada do módulo de Human Capital Management (HCM) do SAP, um software de gestão de padrão internacional fabricado pela alemã SAP AG. De acordo com a própria fabricante, trata-se de uma das cinco maiores implementações de gerenciamento de processos operacionais do mundo e a única do gênero na América Latina. Outro diferencial da ferramenta é a sua complexidade, decorrente da necessidade de adaptação às especificidades da administração de pessoal em 66 órgãos do Poder Executivo Estadual.

Fonte: Ascom/Saeb