Foto: Ascom/Seagri

A Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) informa que, conforme a Portaria Seagri nº 27, publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de junho de 2024, está oficialmente reativada a Câmara Setorial do Cacau da Bahia. Esta medida visa fortalecer o diálogo e a articulação entre o governo e os agentes do setor cacaueiro. A primeira reunião do colegiado está programada para ocorrer durante o Festival do Chocolate, em Ilhéus, no dia 18 de julho.

O secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, explica que as câmaras setoriais são instâncias de governança colaborativa, que permitem a interlocução entre o poder público e os setores produtivos. “Elas são fundamentais para a construção de políticas públicas eficazes, refletindo as necessidades e os interesses de todos os envolvidos, além de serem articuladoras dos interesses de cada setor”, finaliza ele.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

De acordo com o engenheiro agrônomo e diretor da Seagri, Thiago Guedes, a câmara setorial do cacau conta com 21 representantes, que inclui entidades governamentais, patronais, de trabalhadores e do terceiro setor ligadas ao tema. Fazem parte, além da Seagri, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia – SDR/BA, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab, Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia – Cetab, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba, Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território Médio Rio das Contas – Aproc, Instituto Arapyaú, Associação dos Produtores de Chocolate de Origem do Sul da Bahia – Chocosul, Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste a Bahia – Amurc, Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau – AIPC, World Cocoa Foundation – WCF, Banco do Brasil – BB, Banco do Nordeste – BNB, Centro de Inovação do Cacau – CIC, Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – Faeb, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia – Sebrae, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul – CDS LS, Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – Abicab e Fundação Pau Brasil – Funpab.

Câmaras

As atividades das Câmaras Setoriais são coordenadas pela própria Seagri, com o secretário ocupando a coordenação-geral. Esses colegiado têm como missão criar um ambiente propício para o diálogo e a articulação entre o governo, consumidores, instituições, sociedade civil e empresas que compõem as diversas cadeias produtivas.

São 22 as Câmaras Setoriais reativadas pela Seagri, que envolvem as cadeias produtivas do algodão, apicultura, borracha natural, cacau, café, cana-de-açúcar e derivados, carne/aves e suínos, carne/bovinos e bubalinos, carne/caprinos e ovinos, charuto, fibras naturais, florestal, fruticultura, grãos, hortaliças, leite, mandioca, oleaginosas, pesca e aquicultura, citricultura, coco e sisal.

Às instituições interessadas ​​em fazer parte desse processo colaborativo de influência e construção das decisões que impactam o setor agropecuário da Bahia, a porta está aberta. Neste sentido, as instituições que desejam integrar as Câmaras Setoriais deverão enviar um ofício endereçado ao secretário Wallison Tum, por meio do e-mail camaras.setoriais@seagri.ba.gov.br, informando os nomes do titular e suplente, para adesão, com os devidos e-mails e contatos telefônicos.

Fonte: Ascom/Seagri