Sede e povoados de Presidente Jânio Quadros recebem investimentos em infraestrutura, saúde e esporte do Governo do Estado
Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Na manhã deste sábado (8), foram inauguradas no Povoado de Serra Escura, no município de Presidente Jânio Quadros, obras de pavimentação asfáltica e infraestrutura urbana, como passeios, rampa de acessibilidade, guia, meio fio e sinalização vertical e horizontal. O investimento foi de mais R$ 975 mil, aplicado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com obras realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder).

O governador Jerônimo Rodrigues comandou a entrega e também participou da inauguração de um ginásio de esporte, com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas, banheiros e vestiários e iluminação. A obra é da prefeitura municipal.

Link Personalizado

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

“A gente iniciou a agenda de hoje em um povoado, fomos em Serra Escura fazer entregas e ali a gente se comprometeu com novos investimentos. Em outra comunidade, chamada Terra Vermelha, meu compromisso, também com essa comunidade”, destacou Jerônimo sobre os investimentos voltados também para povoados e zonas rurais.

Na sede do município, o governador entregou uma Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro Vila Joanina. Foram aplicados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), mais de R$1,1 milhão. Serão oferecidos pré-natal e puericultura, consulta e tratamento odontológicos, curativos, dispensação de medicamentos básicos, de preservativos e contraceptivos, imunização, exame preventivo, dentre outros serviços.

Também foi inaugurado um campo de futebol alternativo com grama sintética com arquibancada e vestiários, em um investimento de mais de R$ 3 milhões feitos por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), órgão vinculado a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Equipamentos

Jerônimo entregou também para Presidente Jânio Quadros uma ambulância do tipo van e um caminhão tanque de leite com capacidade para 4 mil litros, com investimento de R$ 398.566,67 feitos através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

De acordo com o diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, o caminhão vai fazer a coleta do leite produzido pelos agricultores e agricultoras familiares do município. “É uma ação em conjunto com a prefeitura local que vai administrar esse sistema de coleta para a venda desse produto para as empresas de laticínio aqui da região, que representam a transformação, o processamento desse produto, a produção de derivados diversos de leite, representando, portanto, um investimento que dinamiza essa cadeia produtiva muito importante para o município. Dos 13 mil habitantes metade são agricultores familiares”, afirmou.

Autorizações

Além das inaugurações, o governador autorizou novos investimentos para Jânio Quadros, contemplando diversas localidades. A Setre/Sudesb vai iniciar a licitação para implantação da iluminação em LED no Estádio Municipal Ueliton Almeida Santos. A SDR/ CAR vai iniciar a licitação para construção de quatro passagens molhadas nas localidades de Malhada Alta, Guariba, Lagoinha e Salinas; e celebrar convênio com o município para reforma dos mercados de Serra Escura e Terra Vermelha.

Por fim, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) vai adotar as providências necessárias para implantação de Sistema de Abastecimento de Água (SAA) das localidades de Salinas Dois e Fazenda Melancia.

Repórter: Lina Magalí/GOVBA