SPM realiza campanha contra violências de gênero nos festejos de São Pedro e em várias cidades da Bahia
Foto: Fernanda Souza

Após a realização de atividades em mais de 50 municípios da Bahia durante o São João, a Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) continua mobilizada com a campanha “Oxe, me Respeite!” durante os festejos de São Pedro. De  28 a 30 de junho, as duas unidades móveis da SPM estarão presentes nas cidades de Itabuna e Mulungu do Morro, oferecendo um espaço seguro para denúncias e apoio psicossocial às mulheres.

A campanha de sensibilização Oxe, me respeite! também será realizada nesses dois municípios e ocorrerá, ainda, em Salvador, Feira de Santana, Retirolândia, Iramaia e Planalto. A campanha envolve a distribuição de materiais informativos e educativos, a interação com o público para explicar as diversas formas de assédio e importunação sexual, além da divulgação do Disque Denúncia 180.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, enfatiza a relevância da campanha “Oxe, me Respeite!” para a prevenção e o enfrentamento das violências de gênero. “A SPM segue firme em sua missão de promover o respeito às mulheres durante as festividades no mês de junho, na perspectiva de que as festas sejam marcadas pela alegria e segurança. A campanha ‘Oxe, me Respeite!’ é uma demonstração do empenho da SPM em assegurar um ambiente de respeito para todas as mulheres e conta com o apoio de diferentes órgãos do Estado, como a Setur e SSP, e dos municípios”, afirmou. 

Unidade Móvel

As unidades móveis são ônibus equipados para o acolhimento a mulheres vítimas de violências de gênero. O atendimento é feito por profissionais especializadas, a exemplo de psicólogas, assistente social e advogada. 

São parceiros da SPM-BA, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Ronda Maria da Penha, o Tribunal de Justiça, o Hospital da Mulher, a Secretaria de Saúde do Estado, a Secretaria de Segurança Pública e as prefeituras municipais por onde o ônibus passa com a oferta dos serviços. 

Fonte: Ascom/SPM