Sua Nota é um Show de Solidariedade apoia o Hospital Santa Izabel, em Salvador
Foto: Matheus Lens

Referência no Brasil em diversas especialidades, o Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, é uma das 533 instituições filantrópicas que participam do Sua Nota é um Show de Solidariedade. A cada quatro meses, o programa distribui recursos às entidades filantrópicas de acordo com a quantidade de notas fiscais compartilhadas pelos consumidores baianos já cadastrados na campanha Nota Premiada Bahia, coordenada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA).

O Hospital Santa Izabel recebeu, desde 2018, R$ 639,7 mil pela participação no Sua Nota é um Show de Solidariedade a partir do compartilhamento de mais de 4,2 milhões de notas fiscais. Os recursos têm ajudado na manutenção da unidade que atende, todos os dias, mais de dois mil pacientes em 39 especialidades médicas, com destaque para as áreas de cardiologia, oncologia, neurologia, ortopedia e pediatria.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“O Sua Nota é um Show é importante porque sempre nos ajuda nesse processo de ampliação da assistência paras as pessoas mais necessitadas e que precisam de um atendimento diferenciado, de alta complexidade, que o Hospital Santa Izabel oferece para a comunidade”, afirma o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves.

Grande parte dos atendimentos do Hospital Santa Izabel é destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a assistência também contempla pacientes particulares e conveniados às principais operadoras de saúde. A unidade foi classificada entre os cinco melhores hospitais do Nordeste em ranking produzido pela revista americana.

De acordo com o provedor da Santa Casa, o Santa Izabel tem o segundo maior programa de residência médica da Bahia e realiza cirurgias em todos os bebês com defeitos congênitos do coração: “eles são operados e têm uma UTI [unidade de terapia intensiva] cardíaca pediátrica com atendimento pelo Sistema Único de Saúde. Ainda realizamos, pelo SUS, revascularizações, cirurgias cardíacas de grande porte e cirurgias ortopédicas, principalmente em pessoas idosas que precisam implantar próteses”. Segundo ele, a partir deste ano, será inaugurado, ainda, o serviço de transplante de medula óssea, que também poderá ser credenciado ao SUS.

O Hospital Santa Izabel foi inaugurado no atual endereço, no bairro de Nazaré, em 1893. Nas suas dependências, aconteceram a primeira transfusão de sangue da Bahia, em 1915, e a primeira reunião da Liga Bahiana Contra o Câncer, em 1936.

Como apoiar

O compartilhamento de notas fiscais com as entidades apoiadas ocorre a partir da adesão do consumidor à campanha Nota Premiada Bahia. Para participar e ajudar as instituições do Sua Nota é um Show de Solidariedade, que integra o Programa de Educação Fiscal do Estado da Bahia, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br. No momento do cadastro, é possível escolher até duas instituições filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, para compartilhar as suas notas fiscais eletrônicas.

Após essa etapa, é importante inserir o CPF na nota fiscal a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais. As premiações para as instituições sociais e de saúde acontecem a cada quatro meses, de acordo com a quantidade de notas fiscais que foram compartilhadas para cada entidade.

Santa Casa

A Santa Casa da Bahia foi fundada em 1549 sob o comando do então governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. A primeira construção era de taipa e palha, onde hoje funciona o Museu da Misericórdia. É a terceira Santa Casa do Brasil e deu origem ao primeiro hospital do Estado.

Além da área de saúde, a Santa Casa possui projetos e iniciativas voltados para as áreas de assistência social, cultura e educação. A instituição se propõe ao exercício da caridade e prestação de serviços nas áreas de saúde, ensino e pesquisa, cultura, assistência social e educação, sem subordinação ao Estado ou à Igreja. 

Fonte: Ascom/Sefaz-BA