Técnicos do Inema participam do Encontro Nacional de Usuários da RedeMAIS 2024 em Brasília
Foto: Ascom/Sema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foi convidado para participar do Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS 2024, um evento que visa fortalecer a eficiência na gestão pública por meio do uso de tecnologia e inovação. O encontro ocorreu no Auditório do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília, e teve início na terça-feira (18) e se estendeu até esta quarta-feira (19).

Durante o evento, foram oferecidos minicursos abordando diversas inovações nos produtos e serviços disponibilizados pelo Programa Brasil MAIS. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar as aplicações e funcionalidades do dashboard do programa, discutir tecnologias emergentes e as novas oportunidades para os anos de 2024 e 2025, além de se aprofundar na gestão dos dados espaciais para promover eficiência na Administração Pública. Além disso, o evento contou com palestras sobre temas relevantes como Segurança Pública, Meio Ambiente e Fiscalização, Extração Mineral e Garimpo.

Link Personalizado

Foto: Ascom/Sema

O coordenador de Fiscalização Preventiva e de Condicionantes (COFIS) do Inema, Miguel Calmon, esteve presente no evento, enfatizou que este é um evento nacional onde as melhores práticas para o uso das ferramentas que estão disponíveis no Sistema RedeMAIS. “O Encontro evidencia a importância das ações que o Inema tem no uso da plataforma, através do número de acessos e também das ações integradas entre a Diretoria de Fiscalização Ambiental (DIFIS) e a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC), a partir da utilização das imagens de satélite disponibilizadas, como os alertas que integram a plataforma”, salientou Miguel.

RedeMAIS

Presente também no evento, o coordenador de Geoprocessamento do Inema, Adriano Cassiano, enfatizou a relevância que a plataforma RedeMAIS tem para as atividades do Instituto. “Através da plataforma a disponibilização frequente das imagens planet é possível qualificar as atividades técnicas relacionadas às intervenções no território baiano, permitindo acompanhar eventos de alteração da cobertura vegetal, desastres naturais, intervenção em corpos hídricos, bem como qualificar a gestão em unidades de conservação, dentre outros espaços especialmente protegidos”, proferiu Adriano.

O coordenador explicou que o encontro de usuários da RedeMAIS traz inestimáveis ganhos para o Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), já que se trata de uma grande oportunidade para conhecer os avanços das Unidades da Federação, seja pela implementação ou remodelagem de procedimentos que otimizam e qualificam a gestão ambiental através dos recursos disponíveis na Plataforma.

É importante ressaltar que a Bahia ocupa a terceira posição entre os estados com o maior número de usuários da plataforma RedeMAIS. Esse resultado expressivo é um reflexo do impacto da implantação do Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro), um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Trata-se do maior projeto operacional de sensoriamento remoto do país, fornecendo informações atualizadas e altamente precisas de todo o território brasileiro.

Pela tarde a Analista de Geoprocessamento e Oceanógrafa do Inema, Paloma Passos, que foi convidada a palestrar sobre o uso da plataforma RedeMAIS no setor de Geoprocessamento  e Fiscalização, reiterou que as ações de fiscalização são cuidadosamente planejadas por meio de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), que utiliza técnicas de sensoriamento remoto, bancos de dados oficiais e alertas para orientar as atividades.

“No âmbito do geoprocessamento, empregamos diversas ferramentas para análise, como a avaliação da supressão vegetal, o estudo de uso e cobertura do solo, o monitoramento da vegetação e a identificação de inconsistências no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). Para essas análises, utilizamos imagens diárias fornecidas pela Planet ou mosaicos mensais, garantindo uma visão atualizada e abrangente das áreas em questão”, disse Paloma.

O Engenheiro Sanitarista e Ambiental do Inema, Tiago França, esteve presente no evento e palestrou sobre o Sistema de Fiscalização de Vegetação Nativa. “O Sistema consiste na sistematização dos dados de desmatamento disponíveis no estado da Bahia para alimentar três módulos que estão em desenvolvimento. O módulo de autuação, planejamento de operações e observatório do desmatamento”, reitera Tiago.

Tiago ainda destaca que o Sistema de Fiscalização de Vegetação Nativa visa a redução dos níveis de desmatamento no Estado, além da sistematização e organização dos dados servindo aos gestores do Sisema e as Políticas Públicas relacionadas à gestão florestal e combate ao desmatamento.

Fonte: Ascom/Sema