Arena de Esportes de Bahia recebe II Copa Lauro de Freitas de Taekwondo neste domingo, 14
Foto: Maurício Viana - Ascom/Sudesb

A II Copa Lauro de Freitas de Taekwondo e IV Festival de Parataekwondo acontecem neste domingo, a partir das 9h, na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas, para cerca de 350 atletas. Esse é um dos eventos esportivos com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) no final de semana na capital e no interior.

A programação vai contar com três modalidades (luta, quebramento e sequência) e sete categorias: fraldinha, mirim, infantil, cadete, juvenil, adulto e master. O presidente da Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (Febt), Márcio Mascarenhas, explica que, mesmo sem valer pontos no ranking estadual da modalidade, é um torneio já marcante do calendário estadual por servir de iniciação em competições para muitos atletas.

Link Personalizado

“Já acontece há seis anos com outro nome e agora consolidou como Copa Lauro de Freitas de Taekwondo. A intenção maior dele é a participação de categorias iniciantes, porque, geralmente, quem participa de campeonatos baianos são atletas mais ‘testados’ nos tatames. Esse evento dá essa condição para ambos os tipos de atletas”, comenta Márcio, que também agradece ao apoio da Sudesb aos eventos esportivos baianos. Confira abaixo mais deles neste final de semana:

Copa 2 de Julho – A grande final da 14ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 acontece neste sábado, 13, às 10h, no Estádio de Pituaçu. Goiás e Botafogo (RJ) protagonizam uma final inédita para ambos os times que já fizeram semifinais em edições anteriores. Com campanhas semelhantes, o duelo marca um equilíbrio que qualquer detalhe pode fazer a diferença para um também título inédito.

Judô – O Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras segue sendo a casa do judô baiano neste final de semana. Com uma semana, iniciada na terça-feira, 09, foram três eventos de oficinas, competições e treinamentos: a Caravana de Judô (de terça-feira, 09, a quinta-feira, 11); a Super Etapa do Judô (sábado, 13); e o Festival de Judô Solidário (domingo, 14) – todos da Federação Baiana de Judô (Febaju).

As disputas da Super Etapa do Judô acontecem no sábado, 13, a partir das 07h até as 19h. 435 judocas (283 masculino e 152 feminino), oriundos de 43 clubes e com 553 inscrições ao todo, vão competir nas categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, senior, iniciantes e veteranos.

No domingo, 14, das 8h às 16h, a Febaju promove mais uma edição do Festival Judô Solidário. Mais de 530 crianças e adolescentes judocas das classes sub-5 a sub-18 vão participar da competição com inscrição gratuita e focada em atender os projetos sociais será realizada.

Baleado – O Campeonato Baiano de Baleado 2024 desembarca em mais duas cidades neste domingo, 14, a partir das 9h: Jacobina, com o zonal 05; e Santa Bárbara, com o zonal 06. O Ginásio Municipal Paulo Santos, em Jacobina, será a sede para quatro equipes femininas (duas da cidade – Labaredas e UBJ; Fenix IOS, de Ilhéus; e Olho de Águia, de Jaguaquara).

Já em Santa Bárbara, o local vai ser o Ginásio da Cascalheira, com os times TPM, de Santa Bárbara; Arretadas da Serra, de Serrinha; Babuínas, de Feira de Santana; e BFM, de Riachão de Jacuípe. Com as oito equipes, serão ao todo 136 atletas disputando as competições neste final de semana. Após passar por Feira de Santana e Castro Alves, o circuito também passará pelas cidades de Salvador e Monte Santo.

Remo – A Enseada dos Tanheiros, na Praia da Ribeira, em Salvador, recebe a segunda etapa do Campeonato Baiano de Remo 2024 neste domingo, 14, a partir das 10h. Composto por cinco etapas – nos mês de junho, julho, agosto, novembro e dezembro, o tradicional campeonato acontece a mais de cem anos no local e marca a historia do esporte baiano.

Cinco times, cada um sediando uma etapa, disputam o circuito: o Clube de Regatas Santa Cruz, de 1904; o Esporte Clube Vitória, de 1899; o Clube de Natação e Regatas São Salvador, de 1902; o Clube de Regatas Itapagipe, de 1902; e o Clube Península, que tem sete anos. Com dez disputas, a programação inicia com a 2X junior e segue com 1x feminino senior; 4+ principiante; 1x senior; 2- sub-23 peso leve; 2+ principiante; 4- sub-23; 2x feminino sub-23; 4x junior B; e 8+ senior.

Ciclismo – Castro Alves recebe neste final de semana a Etapa única do Campeonato Baiano de Ciclismo Estrada nas provas de Resistência, no sábado, 13, a partir das 14h, e Contra Relógio Individual (CRI) no domingo, 14, a partir das 8h30, no local que se tornou um dos principais pontos do turismo esportivo de ciclismo no estado. Com 15 categorias ao todo, a competição terá dois percursos – um de 80 km e outro com 100 km – que saem de Castro Alves pela Estrada de Paraguassu até a BR-116, retornando para o centro da cidade.

Fonte: Ascom/Sudesb