Arena de Esportes recebe o Campeonato Baiano de Patinação Inline Freestyle com o apoio da Sudesb
Foto: Marcus Carneiro - Ascom/Sudesb

O Campeonato Baiano de Patinação Inline Freestyle acontece neste final de semana na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A competição vai reunir provas das variações classic slalom, speed slalom, jump e slide, além de um amistoso interestadual de hóquei inline entre as equipes do Salvador Cardinals e do Aracaju Fênix.

Com 42 atletas inscritos, esse será o segundo evento da modalidade na Bahia. A programação inicia no sábado, 20, às 8h, com um workshop de patinação, ministrado por Alexandre dos Santos. Pela tarde, entre as 13h30 e as 16h30, será realizado o torneio de slalom, tanto feminino quanto masculino.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O domingo já inicia com o amistoso de hóquei dos times das capitais Salvador e Aracaju às 8h. Em seguida, é a vez dos competidores da variação jump disputarem o torneio nos naipes masculino e feminino. Encerrando a programação, o torneio de slide (feminino e masculino) acontece das 13h30 às 16h.

Foto: Marcus Carneiro – Ascom/Sudesb

A Arena de Esportes também vai ser o palco da Copa Beach Soccer na quadra de areia do espaço neste final de semana. Neste sábado, 20, a partir das 8h, serão realizadas as partidas da fase de grupos entre os times do AD Juventus, AD Secret, Aladin, Girinus, Pérola Negra, Projeto Social Real Capelão, São Raimundo e Union City. As finais serão no domingo, 21, pela manhã. Confira mais eventos apoiados pela Sudesb abaixo:

Vôlei

Itabuna, no litoral sul da Bahia, vai sediar a primeira etapa da Copa Baiana de Voleibol de Quadra – Categorias de Base 2024 nestes sábado, 20, e domingo, 21, com as categorias sub-16 e sub-18 masculino e feminino. As partidas acontecem na Vila Olímpica de Itabuna e no Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEBTEC) de Itabuna.

Serão quatro equipes na categoria sub-16 feminina (ADV; Colégio Adeum Sauer; Pumas; Colégio Piedade), que jogarão das 8h às 15h deste sábado, 21, na Vila Olímpica. No mesmo dia, o CIEBTEC recebe, das 8h às 12h, quatro partidas, entre elas os dois duelos que definem o título da classe sub-16 masculina entre Colégio Adeum Sauer e Colégio Piedade.

No domingo, é o dia da conclusão das categorias sub-18, que tiveram uma partida de cada naipe no dia anterior. Das 8h às 15h, na Vila Olímpica, será disputada a categoria sub-18 masculina, com cinco equipes (Colégio Adeum Sauer; ADV; Colégio Piedade; IFBA – Ilhéus; e Itapitanga), enquanto o CIEBTEC, das 8h ás 16h, será a sede da categoria sub-18 feminina, com seis equipes: Colégio Adeum Sauer, ADV, Colégio Piedade, IFBA – Ilhéus, Pumas e Itapitanga.

Ciclismo

O 4º Desafio Verde Vale MTB XCM acontece neste domingo, 21, em Laje, no Vale do Jiquiriçá, com o objetivo de difundir, incentivar e promover a modalidade na região, mas também a nível estadual e nacional. Além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento para a comunidade local, o evento também estimula o turismo esportivo, atraindo participantes e espectadores de outras localidades. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento econômico da cidade de Laje e seu entorno.

A largada, às 8h30, e a chegada serão na Praça Matriz com três percursos: light, sport e pro. Em seguida, serão realizadas as cerimônias de premiação e de encerramento. Ao todo serão disputadas 22 categorias, com a presença de cerca de 150 atletas de diversas regiões da Bahia, que poderão desfrutar das paisagens naturais do município.

Paradesporto

O Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no largo de Roma, recebe neste final de semana o Campeonato de Lutas para Surdos, uma iniciativa da Sudesb em parceria com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) para a prática dos esportes de lutas para o público pela primeira vez na Bahia. As provas das modalidades de karatê, judô e taekwondo irão contar com a chancela da Confederação Brasileira do Desporto Surdo (CBDS).

Cerca de 50 atletas da Bahia e de outros estados participam das atividades, que iniciam neste sábado, 20, com o congresso técnico e as pesagens, e seguem com as competições no domingo, 21, a partir das 9h, logo após a abertura marcada às 8h.

Judô

A Copa ANJU’S acontece nesta semana na Quadra Poliesportiva Elmo Lisboa Filho, em Ituberá, como uma parceria da Federação Baiana de Judô (Febaju), a academia Anju’s e a Sudesb. No final de semana, três atividades serão realizadas: na sexta-feira, 19, o Treinamento de Campo das 15h às 18h30, no sábado, 20, o Curso de Arbitragem para os professores de judô da região; e no domingo, 21, as disputas dos atletas das classes sub-11 a veteranos.

Entre quarta-feira, 17, e sexta-feira, 19, aconteceu mais uma etapa da Caravana do Judô, no mesmo local, com o objetivo de fomentar a prática da modalidade na região, contemplando mais de 300 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Fonte: Ascom/Sudesb