‘Bahia Memórias de Lutas e Liberdade’ leva protótipos dos games do 2 de julho no Metaverso à Santo Amaro
Ilustração: Ascom/FPC

Em celebração aos 201 anos de Independência do Brasil na Bahia, a Fundação Pedro Calmon, está realizando o Projeto Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade. Dessa vez, as atividades acontecem no Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (Ceep), no dia 23 de julho, a partir das 8h30, em Santo Amaro. Durante o evento, protótipos dos games imersivos em fase de desenvolvimento, criados por pesquisadores de todo o estado para o Edital 2 de julho no Metaverso, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), serão apresentados aos jovens estudantes.

Além disso, ‘Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade’ promove aula pública sobre “O processo de Independência do Brasil na Bahia”, com a professora Mestre em História, Tamires Costa. A aula narra, a partir do território e dos elementos históricos, a participação dessas localidades, trazendo uma visão ampla e diversa da história contada a partir do olhar dos munícipes.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A programação conta ainda com mesa de Lançamento dos Livros Paradidático ‘Independência do Brasil na Bahia: Memória e Patrimônio no Recôncavo; Coleção Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia Vol. I “Morram Marotos! Antilusitanismo, projetos e identidades políticas em Rio de Contas (1822-1823); Coleção Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia Vol. II “Entre Brasil e Portugal: A Trajetória de Luís Paulino de Oliveira Pinto da França (1771 – 1824)”, com a presença dos autores e organizadores: Tamires Conceição, Moisés Frutuoso, Danielle Leite, Sérgio Guerra Filho e Lina Aras.

Ilustração: Ascom/FPC

O diretor-geral da FPC, Vladimir Pinheiro, reforça que a iniciativa visa difundir e preservar a história e memória do povo baiano, junto aos estudantes da rede estadual. “Esse é um projeto calendarizado que contribui para a preservação e difusão acerca da importância do processo de Independência do Brasil na Bahia, vamos percorrer 17 municípios que tiveram participação nas lutas por nossa independência. Realizado em parceria com a Secretaria de Educação, através dos Núcleos Territoriais de Educação, com a participação dos estudantes da Rede Estadual nas aulas ministradas por professores convidados especialistas no tema, e como protagonistas apresentando suas produções na programação construída com as contribuições de cada unidade escolar reforçando esse importante evento histórico do nosso país”.

O projeto é realizado em parceria com as Secretarias de Cultura e da Educação do Estado, por meio do Centro de Memória. Nesta edição, o projeto, que tem o objetivo de percorrer municípios baianos que contribuíram para o processo de Independência do Brasil na Bahia, irá se desenvolver nos colégios da Rede Estadual de 17 cidades.

Ilustração: Ascom/FPC

Voltar ao passado para vivenciar fatos históricos e até mesmo encontrar personagens importantes, como as heroínas Maria Felipa e Maria Quitéria. A prática, que parece coisa de cinema, com as chamadas viagens no tempo, é comum na ficção. Mas você já imaginou utilizar tecnologia e inovação para, ao menos, fazer uma imersão ao passado e relembrar, por exemplo, episódios importantes da independência da Bahia? Isso agora é possível graças aos games imersivos em fase de desenvolvimento criados por pesquisadores de todo o estado para o Edital 2 de julho no Metaverso.

O diretor geral da Fapesb, Handerson Leite, explica que os episódios ficarão disponíveis ao público, de forma gratuita, assim que forem concluídos. “A ideia é criar um portal para que todo o conteúdo fique acessível aos baianos”. Leite ainda projeta novas ações similares. “Podemos pensar em editais que contemplem outros fatos históricos, como, por exemplo, a Guerra de Canudos ou a Revolta dos Malês. Dessa forma, nosso jovem estudante, com auxílio do professor, poderá aprender sobre história de forma lúdica e interativa. Para isso, faz parte do trabalho a formação de professores da rede estadual que será realizada em parceria com o Instituto Anísio Teixeira, para que os educadores possam utilizar essa tecnologia nos seus conteúdos”.

As equipes são multidisciplinares e envolvem não apenas professores e pesquisadores, mas também profissionais que atuam na área de games. Iniciativa da Secti e Fapesb, o Edital 2 de Julho no Metaverso faz parte da estratégia Bahia de Todos os Jogos e é executado em parceria com as Secretarias de Cultura (Secult). Educação (SEC), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Relações Institucionais (Serin), na Coordenação Geral de Políticas de Juventudes (Cojuve).

Fonte: Ascom/FCP