Centro de Boxe recebe o Campeonato de Lutas para Surdos neste domingo, 21, com o apoio da Sudesb
Foto: Manu Dias/GOVBA

O Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no largo de Roma, recebe neste final de semana o Campeonato de Lutas para Surdos, com as disputas no domingo, 21. A iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) para a prática dos esportes de lutas para o público acontece pela primeira vez na Bahia como um evento nacional.

As provas das modalidades de karatê, judô e taekwondo irão contar com a chancela da Confederação Brasileira do Desporto Surdo (CBDS). Cerca de 50 atletas da Bahia, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná e do Rio Grande do Sul vão participar das atividades, que iniciam neste sábado, 20, com o congresso técnico e as pesagens, e seguem com as competições no domingo, 21, a partir das 9h, logo após a abertura às 8h.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, comemora a realização da atividade na Bahia. “É com muita alegria que trazemos esse evento nacional para Salvador de forma que podemos, assim, melhorar o nível dos nossos atletas que irão competir e incentivar aqueles que podem vir assistir, se interessar pelo esporte e começar a praticar ou buscar se aprimorar. Essa iniciativa faz parte das nossas ações da inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) no esporte”, cita.

A presidente da CBDS, Diana Kyosen, comenta a importância do evento para sua entidade e para o desporto de surdo com um todo. “Este evento de lutas é de extrema importância para a CBDS, pois fortalece o compromisso da Confederação com o desenvolvimento e a inclusão dos atletas surdos no cenário esportivo nacional. Além disso, proporciona uma plataforma para que os atletas demonstrem suas habilidades e talentos, promovendo a integração e a troca de experiências entre diferentes regiões do país.”

Ela acrescenta que a diversidade de atletas e ser válido como etapa classificatória para competições internacionais ajudam a qualificar o evento. “A diversidade das delegações ressalta a abrangência e a representatividade do evento no contexto nacional. Essa é uma excelente oportunidade para mostrar a força e a união da comunidade surda no Brasil, além de promover a visibilidade e o reconhecimento dos nossos talentosos surdoatletas. Além disso, proporciona aos atletas a chance de se qualificarem para representar o Brasil em campeonatos mundiais e outros eventos de prestígio no cenário esportivo global”, finaliza.

Fonte: Ascom/Sudesb