Documentário ‘Bicentenário da Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade’ será exibido nas bibliotecas estaduais
Ilustração: Ascom/FPC

As bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia, administrado pela Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (FPC/Secult-BA), exibirão, em suas unidades, o documentário ‘Bicentenário da Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade’, produzido pela Rede Bahia. Nesta terça-feira (16), a exibição acontece na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, às 10h30.

No dia 17 de julho, a partir das 14h, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Itaparica recebe a exibição do documentário e o bate-papo com o repórter Ricardo Ismael e o editor de conteúdo e coordenador do filme, Henrique Mendes, sobre o processo de produção do documentário que teve a edição de imagens e finalização de Rogério Araújo, além da participação de uma grande equipe de cinegrafistas, operadores e videografistas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Ilustração: Ascom/FPC

O filme está entre os vencedores da 40ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul, e conquistou o terceiro lugar na categoria documentário.

A produção apresenta as histórias de quatro protagonistas das lutas da Independência do Brasil na Bahia, que têm os nomes inscritos no Livro de Aço do Panteão da Pátria, em Brasília. Lá, estão inscritos os nomes de quatro protagonistas das lutas da Independência do Brasil na Bahia: Joana Angélica, Maria Quitéria, João das Botas e Maria Felipa. Por lei, são considerados heróis e heroínas do Brasil, personagens populares, de uma história desconhecida da maioria dos brasileiros, e que tiveram protagonismo nas lutas pela independência do país. O documentário traz relatos que abordam o heroísmo feminino e dos negros nas lutas por liberdade.

Confira a programação completa

Dia 18 de julho, 10h30, Biblioteca Pública Thales de Azevedo – Rua Adelaide Fernandes da Costa, Costa Azul

Dia 19 de julho, 9h, Biblioteca Anísio Teixeira – Avenida Sete de Setembro, Centro

Dia 23 de julho, 15h, Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Salvador – Rua Borges Reis, Rio Vermelho

Dia 26 de julho, 09h e 14h, Biblioteca Central do Estado da Bahia, Rua General Labatut, 27, Barris

Fonte: Ascom/FPC