Fase nacional da Copa 2 de Julho Sub-15 iniciou nesta terça-feira, 2, com 16 partidas e a abertura oficial
Foto: João Ubaldo - Ascom/Sudesb

A bola já está rolando para a fase nacional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 nesta terça-feira, 2. Dezesseis partidas foram realizadas em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano. Um deles foi a abertura oficial no Estádio de Pituaçu, com a Seleção Brasileira enfrentando o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país.

A partida foi um marco de ancestralidade e representatividade à história dos povos originários na construção cultural do Brasil, política fomentada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que organiza a competição. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, pontua a ação.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Paulinho Santos – Ascom/Sudesb

“Demos início à maior Copa 2 de Julho da história. Desde a fase regional, foram mais de 300 equipes de todos os Territórios de Identidade da Bahia e nessa fase iniciada neste terça-feira (2) de fora do estado e até do Brasil, além da Seleção Brasileira. A presença massiva do interior e das principais equipes do país nos deixa muito satisfeitos com o rumo da competição. Agora, vamos aproveitar os grandes jogos que estamos acompanhando, inclusive essa partida histórica entre a Seleção Brasileira e o Gavião, fortalecendo a cultura dos povos originários”, cita Vicente.

No outro jogo do grupo, o atual campeão Atlético Mineiro estreou com uma vitória de 3 a 0 contra a Seleção de Eunapólis, do extremo-sul do estado, também no Estádio de Pituaçu, e segue em busca do bicampeonato; a partir desta quarta-feira, 03, os confrontos do grupo serão realizados em rodada dupla pela manhã (9h e 10h30).

Antes disso, as partidas que abriram a primeira rodada foram pela manhã no campo do Wet’n Wild pelo grupo D – Seleção Sergipana 1×0 Paulo Afonso; e Jacuipense 2×0 Brausa, dos Estados Unidos – e na Arena Parque Santiago pelo grupo F – Estrela de Março 1×0 Aurelino Leal; e Galícia 2×2 ABC, do Rio Grande do Norte.

Foto: Paulinho Santos – Ascom/Sudesb

As disputas seguiram pela tarde em mais cinco campos: Centro de Treinamento de Praia do Forte, em Mata de São João; Estádio Municipal de Lauro de Freitas; Centro de Treinamento do Vitória, em Salvador; Estádio Municipal de Cachoeira; e Centro de Treinamento do Bahia, em Dias D’Ávila.

Pelo grupo B, em Mata de São João, o Atlhetico Paranaense aplicou a maior diferença de gols até então, empatando com a Seleção Brasileira e o Fortaleza, que ganhou do Barra-BA no grupo C, em Lauro de Freitas. O furacão sub-15 venceu por 6×0 o Guanambi e enfrenta o Vasco na próxima rodada. O time carioca ganhou da Seleção de Mata de São João por 2×0.

Os principais times baianos somaram pontos na primeira rodada. O Vitória ganhou do Botafogo-RJ por 3×1 pelo grupo E, jogando em casa, que ainda teve o triunfo do Bolívia 2022 em cima do Conquista por 2×1. Já o Bahia apenas empatou com o Redenção por 1×1 e viu o Palmeiras abri vantagem no grupo após ganhar de 1×0 do Santa Rita de Cássia. As partidas aconteceram no Centro de Treinamento localizado em Dias D’Ávila.

Organizado pela Sudesb, com apoio do Ministério do Esporte, da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP), o torneio segue até o dia 13 de julho. Confira a tabela completa no blog da copa: http://copa2dejulhodefutebol.blogspot.com/ – e os últimos resultados mais os próximos jogos abaixo:

Resultados da 1ª rodada:

Grupo A – Estádio de Pituaçu:
Atlético-MG 1×0 Eunápolis
Seleção Brasileira 6×0 Gavião Kyikatejê
Grupo B – CT de Mata de São João:
Atlhetico-PR 6×0 Guanambi
Seleção de Mata de São João 0x1 Vasco-RJ
Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas:
Fortaleza-CE 6×0 Barra
Botafogo-BA 0x3 Goiás
Grupo D – Wet’n Wild: