Governo do Estado entrega obra de abastecimento de água e sinalização de trânsito em Capim Grosso
Foto: Joá Souza/GOVBA

Com investimento superior a R$ 4,1 milhões, o Governo do Estado entregou, nesta quinta-feira (4), a obra de abastecimento de água que irá atender diversas localidades do município de Capim Grosso. Durante visita à cidade, o governador Jerônimo Rodrigues também entregou a instalação da sinalização de trânsito, vertical e horizontal, e autorizou a reforma do Hospital da cidade.

Jerônimo destacou o compromisso do Estado com a prestação de serviço à população baiana. “Se a gente vai fazer um hospital de qualidade, tem que ter equipamento de qualidade. A gente precisa ver o formato da gestão. O povo quer tudo do bom e do melhor. Tem que ter paredes boas, equipamentos bons e profissionais bons”, explicou o governador.

Link Personalizado

Foto: Joá Souza/GOVBA

O Governo do Estado deu por entregue o Sistema Integrado de Abastecimento de Água, construído pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), empresa pública vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). A implantação atende 1.432 pessoas ou 420 famílias das comunidades de Jitirana, Santa Rita, Várzea Suja, Furtuoso e Caldeirãozinho, em Capim Grosso, e Umburana e Poço, no município de São José do Jacuípe.

Mobilidade

Outra importante ação realizada na cidade foi a implantação da nova sinalização vertical e horizontal de trânsito. São 2.895 placas e 56 semipórticos. De acordo com o aposentado Roberval dos Santos, agora está mais fácil e seguro dirigir pela cidade. “O povo queria andar de qualquer jeito, mal organizado. Então eu acho que é bom demais o que foi feito, só assim para respeitar”.

Foto: Joá Souza/GOVBA

A iniciativa também foi aprovada pelo motorista Manoel Oliveira. “Vai ajudar na organização do trânsito e conscientizar os condutores a trafegar na cidade, já que a cidade está crescendo, se desenvolvendo, é preciso ajudar no trânsito mais ou menos equilibrado”, disse Manoel. A intervenção, realizada pelo Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA, conta com o aporte de R$ 3,7 milhões.

O governador ainda participou das inaugurações das novas sedes do Centro Educacional de Atendimento Especializado na Perspectiva Inclusiva (CEAEPI), e da Cantina Escola Professor Veronilson Oliveira Matos. Ambas as obras foram realizadas pela prefeitura local.

Autorizações

Foi assinada ordem de serviço para calçamento da BA-130, em cinco quilômetros de extensão da rodovia, no trecho de acesso à cidade, a obra, com investimento de R$4 milhões, inclui construção de ciclovia e passeio. Além dos 33 mil habitantes, os impactos positivos refletem na agricultura e pecuária, principais atividades econômicas locais.

Já na área da saúde, foi assinada a autorização do processo licitatório para ampliação e reforma do Hospital Municipal de Capim Grosso. A previsão é de que sejam aplicados recursos da ordem de R$ 31 milhões nesta intervenção. O governador autorizou ainda a Secretaria da Saúde (Sesab) a ceder um ônibus escolar para o CEAEPI.

Foto: Joá Souza/GOVBA

A secretária da Saúde, Roberta Santana, enfatiza a importância de atender às necessidades da população. “Esse hospital é do município de Capim Grosso. Esse é o nosso compromisso. Então está aqui o novo hospital com o novo projeto, nova proposta. Vamos fazer um hospital novo com o hospital em funcionamento. E vamos fazer com responsabilidade com a saúde do nosso povo”.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA