Governo intensifica fiscalização contra desmatamento no Cerrado
Foto: Ascom/Inema

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), deu início na manhã desta terça-feira (23) à Operação Mata do Guará, uma série de ações de fiscalização com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e crimes ambientais no Cerrado baiano. Com o uso de tecnologias avançadas de monitoramento, as equipes do Inema e da Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (Cippa) estão percorrendo as áreas mais afetadas em seis municípios da região Oeste.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, explica que esta ação está inserida nas estratégias definidas pelo Pacto pelo Cerrado, uma força-tarefa que reúne os governos federal e estadual, promovendo iniciativas para modernização das ferramentas de monitoramento florestal, da regulação ambiental, operações planejadas de fiscalização, entre outros.

Link Personalizado

“A operação está alinhada ao compromisso adotado pela Bahia por meio do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento, do Governo Federal, e demonstra que o combate ao desmatamento é uma prioridade, assim como as políticas de preservação ambiental e desenvolvimento com base nos princípios da sustentabilidade. No Cerrado, a nossa gestão tem intensificado tanto ações preventivas e de educação ambiental quanto de comando e controle, com fiscalizações contínuas para coibir os crimes ambientais neste importante bioma”, ressaltou o gestor da Sema.

Foto: Ascom/Inema

A ação visa garantir o cumprimento da legislação ambiental e fortalecer a proteção ambiental em toda a região, como explica a diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins. “Contamos com uma equipe integrada e multidisciplinar para uma análise minuciosa das propriedades rurais, preparadas para analisar as documentações pertinentes à regularização ambiental e efetuar as medidas necessárias para interromper as possíveis ilegalidades e aplicar as autuações”.

Força-tarefa

Para garantir a eficácia da operação, os técnicos do Inema realizaram um mapeamento prévio das áreas alvo das inspeções, utilizando o apoio do sensoriamento remoto e alertas emitidos, entre janeiro e junho de 2024, pela plataforma RedeMAIS (Sistema de Monitoramento Florestal do Governo Federal).

Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, as ações inspeções são cuidadosamente planejadas com a utilização de ferramentas de sensoriamento remoto (imagens de satélite), bancos de dados oficiais e alertas que indicam a possibilidade da perda de vegetação nativa. “Os alvos foram identificados através do cruzamento de dados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e alertas emitidos pelo sistema RedeMAIS, o que permitiu identificar as situações mais críticas e com isso elaborar estratégias apropriadas para orientar as atividades em campo”.

Foto: Ascom/Inema

Serão vistoriados mais de 60 pontos, com a utilização de drones e equipamentos de georreferenciamento. “Também temos o apoio da Polícia Militar, através da CIPPA, e de servidores das unidades regionais do Inema de Barreiras, Juazeiro e de Salvador, dando todo o suporte para nossa atuação”, completou o técnico de fiscalização do Inema, Paulo Requião.

Mata do Guará

A operação leva esse nome em referência ao maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), que tem no Cerrado seu principal habitat.

Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 quilômetros quadrados, cerca de 22% do território nacional. A sua área tem incidência nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Fonte: Ascom/Inema