HEC recebe certificação nacional por atender padrões rigorosos de segurança, qualidade e processos integrados
Foto: Ascom/HEC

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, recebeu a certificação nacional ONA Nível 2 (Acreditado Pleno), por atender a padrões rigorosos de segurança do paciente, qualidade da assistência prestada e por ter processos integrados em pleno funcionamento. A unidade, referência em pediatria e em obstetrícia no interior da Bahia, já havia sido Acreditada com o nível ONA 1, em 2022, pela Organização Nacional de Acreditação.

“Essa certificação mostra qualidade da estrutura do hospital e, principalmente, dos profissionais que atuam na unidade. É mais uma demonstração do cuidado que o Governo do Estado tem com as crianças de Feira de Santana e de toda a Bahia”, avalia a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Link Personalizado

Foto: Ascom/HEC

Unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e gerenciada pela Liga Álvaro Bahia, o HEC foi avaliado com base nos recursos disponíveis e na complexidade da unidade hospitalar. “Esse segundo nível de Acreditação ratifica o trabalho comprometido de toda a equipe do HEC, que tem empreendido esforços para oferecer sempre um atendimento de qualidade a todos os pacientes. A Acreditação ONA 2 é um reconhecimento que impulsiona o HEC a seguir adiante e melhorar ainda mais”, ressalta o superintendente geral da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel Melo.

Além da segurança do paciente e da qualidade na assistência prestada, o segundo nível de avaliação levou em consideração também a gestão integrada dos processos e a comunicação entre eles. “Este é um marco de extrema relevância para a Liga Álvaro Bahia que, há mais de 100 anos, persegue a excelência e qualidade na prestação dos seus serviços sempre comprometida com o bem-estar, boas práticas de gestão, transparência e a garantia de assistência de saúde de qualidade para mães e crianças de todo o estado da Bahia”, complementa Melo.

Padrões

De acordo com a ONA, a Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, “por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde”. Para ser acreditada, a organização precisa “comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente”.

Com relação ao Nível 2, o hospital precisa a dois critérios: cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

A certificação ONA Nível 2 representa a ratificação do propósito em cuidar da saúde da criança e da mãe. “Esse é o propósito da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, que investe continuamente na melhoria dos processos, através de capacitação dos profissionais e transformação digital para garantia da segurança, qualidade e atendimento integrado”, finaliza Melo.

Fonte: Ascom/HEC