Infovia Digital da Bahia tem recursos tecnológicos ampliados e melhora a qualidade dos serviços prestados
Imagem: Ascom/Prodeb

A Infovia Digital da Bahia – IDB, rede de comunicação de dados de alta velocidade, é um conjunto de fibras óticas distribuídas por toda cidade de Salvador que garante a conexão segura dos órgãos estaduais de forma integrada – voz, dados e vídeo -, assegura o fluxo dos dados do governo do Estado e viabiliza projetos que necessitem de alta performance.

Capitaneado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), a IDB integra o projeto de modernização de gestão pública do governo estadual e assegura uma infraestrutura digital robusta que atende às necessidades modernas de comunicação de dados e serviços públicos, na capital. Nessa perspectiva de modernização, a população vem sendo a grande beneficiada com essas iniciativas, uma vez que a IDB proporciona o fluxo de dados em instituições de ensino, hospitais, delegacias, SAC e de todos os prédios das secretarias e órgãos públicos estaduais, oferecendo conexão dedicada que possibilita a prestação de serviços públicos digitais cada vez mais seguros, rápidos e de qualidade aos cidadãos.

Link Personalizado

A agilidade na comunicação de dados, permitida pela IDB, vem trazendo avanços na implementação de novas tecnologias e aproximando os cidadãos dos serviços do Estado. “Com um fluxo de dados rápido e seguro, os serviços digitais vão ficando cada vez mais presentes na vidada população, a exemplo dos serviços oferecidos na plataforma de serviços públicos digitais do Governo do Estado, http://BA.GOV.BR, que vem trazendo mais segurança e transparência às operações”, avaliou José Rebouças, diretor-executivo da Prodeb.

No primeiro semestre de 2024, a rede IDB passou por uma modernização nos equipamentos de transmissão e agregou mais robustez, resiliência, flexibilidade e ampliou a capacidade no fluxo das informações.

Atualmente, a rede já conecta mais de 640 pontos na capital, fomentando o desenvolvimento de startups e negócios locais, e ampliando a eficiência e transparência dos serviços – um avanço importante na conectividade e modernização do Estado.

Fonte: Ascom/Prodeb